Estratégias Para Superar O Fim De Um Relacionamento

 Superar O Fim De Um Relacionamento

Superar O Fim De Um Relacionamento

Um dos momentos mais difíceis para alguém é superar e esquecer um grande amor, principalmente se a decisão pelo término não foi sua; até porque, quando entregamos o coração a alguém, nunca estamos preparados para sofrer frustrações no amor.

Para esquecer um grande amor, não há uma fórmula específica, pois cada um reage de um jeito. Sabemos que um grande amor deixa marcas muito profundas que demoram a cicatrizar. E algumas nunca cicatrizam. Afinal, como esquecer aqueles momentos felizes, o primeiro beijo, as juras de amor, e o sonho de constituir uma família com a pessoa amada?

Mas, em todo o caso, veja algumas dicas importantes que podem te ajudar a tentar superar esses momentos difíceis.

1 – FAÇA GRANDE ESFORÇO PARA SE LIVRAR DAS LEMBRANÇAS

Para tentar esquecer uma pessoa é imprescindível agir de imediato; isso significa que você deve se livrar de tudo que te lembre esse relacionamento fracassado. Aquela blusa que você ganhou no dia dos namorados. Os livros e cds que vocês leram e ouviram juntos. Aquele perfume que você usava como arma de sedução. E aquelas fotos românticas de vocês dois juntos. Enfim, se livre de tudo o que lembra a pessoa amada! Portanto, esse é o primeiro passo para esquecer um grande amor. E faça com que o seu coração entenda isso, só assim você terá condições de encarar um outro relacionamento.

2 – PROCURE EVITAR A PESSOA QUE VOCÊ AINDA AMA

Para que a pessoa se torne menos presente em sua vida, é bom cortar qualquer contato com ela. Assim, não vá aos lugares onde possivelmente essa pessoa esteja. Essa estratégia de esquecimento funciona muito bem, pois faz com que a presença “mental” da pessoa aos poucos perca a intensidade. Porém, se você não puder evitá-la completamente, procure não deixar a tristeza transparecer; mostre que você é capaz de dar a volta por cima.

3 – NÃO SE ISOLE

Em vez de ficar fechado em casa, você precisa encontrar algo para fazer, senão a tristeza pode tomar conta de você. Faça qualquer coisa para manter a mente ocupada; vá ao cinema, viaje, passe um bom tempo com os amigos, converse e dê risadas. E se por acaso perguntarem sobre o fim de seu relacionamento, peça-lhes jeitosamente para não falar sobre a pessoa que você está tentando esquecer. Aproveite também para conhecer caras novas, não digo um namorado, mas novos amigos, e quem sabe assim você não encontre um outro amor! Seguindo essa dica, você não terá tempo para chorar pelo leite derramado, e será mais fácil seguir em frente!

4 – NÃO SE OBRIGUE A TER UM NOVO RELACIONAMENTO

Já está comprovado que nem sempre se esquece um grande amor com um outro amor; pois o fato de ter sido um grande amor, por si só, prova que ele não será facilmente esquecido. E às vezes também acontece que a pessoa que saiu de uma relação está tão fragilizada e carente que passa a se envolver com o (a ) primeiro (a) que lhe dá atenção; esse tipo de relacionamento não dura, e ela acaba sofrendo ainda mais.

É claro que quando a pessoa se permite ter uma nova distração, ela pode finalmente achar alguém que preencha esse vazio em seu peito. Mas esse processo tem que ser natural, não forçado. Portanto, jamais vá ao encontro de outro amor sem antes superar a dor do fim de um relacionamento, pois as recordações continuarão fortes e só lhe farão mal.

5 – NÃO PROCURE NOTÍCIAS DO EX

É comum a pessoa terminar um relacionamento e, dias depois, procurar notícias do ex através das redes sociais ou de amigos em comum, para não perder nada de seus movimentos e novos relacionamentos, ou provocar situações em que possa encontrar o “ex” coincidentemente – isso é sinal claro de que ela ainda deseja dar continuidade à relação. Portanto, quem age assim, como se ainda tivesse algo com o outro, acaba anulando a sua própria vida e perdendo a oportunidade de investir numa nova relação – o que faz baixar a sua autoestima.

6 – NUNCA SE CULPE

É fundamental nunca se culpar excessivamente nem assumir a responsabilidade plena pelo fim do relacionamento, afinal, um relacionamento só é duradouro se existir um sentimento recíproco entre duas pessoas. E se a outra parte envolvida na relação te abandonou, é sinal de que nada mesmo daria certo.

Conforme já dito, essas dicas podem te ajudar a tentar superar a perde de um grande amor. Porém, mais importante do que isso, aproveite esse processo para se conhecer melhor, reconhecendo seus defeitos e qualidades, e a necessidade de buscar novos horizontes, valorizando-se sempre!