Escolas de Samba de Florianópolis Não Desfilarão em 2013

A Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (Liesf) anunciou em coletiva de imprensa no dia 16 de janeiro que não haverá desfile das agremiações da cidade neste ano. O anúncio foi feito na passarela Nego Quirido, no Centro, e contou com a presença de membros das Escolas Consulado do Samba, União da Ilha da Magia e Protegidos da Princesa. O motivo é a falta de recursos, já que em 2013 a prefeitura garantiu às escolas apenas a utilização da passarela Nego Quirido e a infraestrutura necessária aos desfiles. Porém, apoio financeiro as agremiações não vão ter.

Escolas de samba de Florianópolis não vão desfilar em 2013

Escolas de samba de Florianópolis não vão desfilar em 2013

Zeca Machado, presidente da Liesf, falou em nome dos membros das escolas e de todos os envolvidos no trabalho. Segundo ele, “ceder a passarela sem recursos, diante de tudo que já foi gasto, parece um ato de crueldade”. O comentário de Zeca é ao mesmo tempo um desabafo e uma crítica à preferência dada ao carnaval de rua, já que a prefeitura anunciou o investimento de R$ 1,8 milhão na folia. O presidente da Liga ainda comentou a dificuldade que as escolas enfrentam para conseguir arcar com suas próprias despesas. Ele contou que mesmo com recursos recebidos da iniciativa privada, as agremiações não têm condições de bancar o desfile, o que tornou inevitável o cancelamento do evento.

Com apresentações e alegorias quase prontas, as cinco escolas do grupo especial terão que guardar tudo para o próximo ano. Triste, mas pelo menos o trabalho não será perdido. Os enredos serão considerados inéditos e, portanto, válidos para o carnaval de 2014. Mas é claro que todas as agremiações são livres para preparar novas apresentações, se assim desejarem.

Bob Marley

Bob Marley

A União da Ilha da Magia vem com o enredo “Da Lagoa à Jamaica, uma viagem ao lado rei”. O homenageado é ninguém menos que o cantor e compositor mais ilustre da Jamaica, Bob Marley. O rei do reggae será lembrado na letra do samba, que faz referências às famosas frases de Bob Marley e à mensagem de amor e união que ele pregava. Homenagem também a gente que não tem fama mundial,mas é uma personalidade da comunidade. Essa foi a escolha da Copa Lord, cujo enredo é dedicado a Dona Uda, viúva de um dos fundadores da Escola e líder comunitária. O título não poderia ser mais inspirado: “Quem você pensa que é, sem a força da mulher? Copa Lord saúda Dona Uda, as mulheres do morro e as mulheres do mundo”.

O Consulado do Samba preparou o enredo “Ashantis, a força que vem do berço” para contar na passarela a história do império Ashanti, uma confederação de reinos que existiu na África Ocidental entre os séculos XVIII e XIX. Os 178 anos da Polícia Militar de Santa Catarina são lembrados no enredo da Escola Coloninha, “Mãe cuidadosa que forma cidadãos, Coração terno, que responsabiliza, Braço forte! Mas amigo…”. Já a Protegidos da Princesa escolheu homenagear o artista plástico Willy Alfredo Zumblick, natural da cidade catarinense de Tubarão, com o enredo ‘O Divino Zumblick’.