Escalas para Desenho – Como Criar Uma Régua Nova

Olá pessoal, neste post trataremos das escalas (redução/ampliação), ou seja, vamos entendê-las e aprender a criar uma nova. Para atingirmos o objetivo deste post vamos subdividi-lo em pequenos tópicos, como se seguem:

Definição

” Escala é um padrão que relaciona as dimensões representadas em uma ilustração, gravura, etc. com as dimensões reais. ”

Representação

A escala é representada por dois números separados pelo caractere dois-pontos, por exemplo, 2 : 1.

O primeiro número está ligado às dimensões da ilustração.

O segundo número está ligado às dimensões reais.

Sendo assim, se temos uma escala 2 : 1, significa que 1 unidade de medida (centímetros, por exemplo) real está representada em 2 unidades da ilustração, ou seja, é uma escala de ampliação. Já se tivermos uma escala 1 : 2, por exemplo, significa que 1 unidade de medida da ilustração está representando 2 unidades reais, ou seja, é uma escala de redução.

Como Criar Novas Escalas

Imaginemos que vocês tenham um desenho que gostem e queiram redesenhá-lo, nas proporções originais (no exemplo de um corpo humano, isso seria válido para não arriscar que um braço fique maior que o outro, ou que um olho maior que o outro ;-)).

Vamos imaginar como sendo uma circunferência. Façamos uns “quadrados” na figura para podermos nos localizar melhor ao desenharmos à mão-livre. Na figura abaixo temos primeiramente a circunferência original (já quadriculada) e do lado uma circunferência menor, com as dimensões pela metade (também quadriculada), ou seja, em escala 1 : 2.

 Para criarmos uma nova régua de escala diferente da utilizada para medir as dimensões do 1º desenho (a fim de ficar evitando aquele famoso “nesse desenho eu uso dois tracinhos da régua, então naquele eu só vou usar um” que o pessoal que utiliza apenas 1 régua faz) e assim termos 2 réguas, sendo 1 para cada desenho, faremos o seguinte:

1 – A régua original pode ser aquela normalmente encontrada nas papelarias, que é graduada em centímetros (cm).

2 – Em um pedaço de papel, faremos uma linha com quantos centímetros queira, por exemplo, 5, com as marcações clarinhas, organizadas dessa maneira, sendo que as pontas equivalem aos centímetros 0 e 5:

3 – Faça uma linha com qualquer ângulo a partir da extremidade da esquerda e faça dez (como é de redução e de proporção igual a 2, queremos colocar 10 cm dentro de 5 cm) marcações de iguais tamanhos nela. O tamanho dessas marcações pode ser qualquer, contando que seja o mesmo de uma marcação para a outra. No desenho a marcação foi representada como se tivesse sido feita por um compasso, que fica muito mais fácil de marcar, mas nada impede que você marque com uma régua ;D :

 4 – Faça um segmento de reta ligando a última marcação com a extremidade da direita. Depois trace paralelas a esses segmento de reta em todas as marcações, do seguinte jeito:

 Observe que como estamos reduzindo pela metade, as marcações entre um centímetro e o outro caíram exatamente na metade deles.

5 – Agora é só apagar os traços, fazer as novas marcações e teremos as duas réguas, como se segue:

 A régua de cima está na escala original, e a de baixo está na escala reduzida de 1 : 2 em relação à original. Note que quando for desenhar por ela, 1 unidade medida no desenho original com a régua original será o dobro da que será desenhada no desenho reduzido com a escala reduzida.

Bom, pessoal, chegamos ao fim do post. Espero ter conseguido atingir o objetivo do post e, surgindo qualquer dúvida, é só deixarem um comentário perguntando.

Abraços! =)