Era da profissionalização

Grandes arquiteturas esportivas.Neste tempo cercado e marcado por novas tecnologias, as grandes construções (estádios, ginásios, pontes, etc.)  marcam esta nova tendência de grandes obras arquitetônicas. Bem verdade que muitos dos exemplos que logo pensamos quando temos em pauta este tipo de tema, caracterizamos os grandes feitos relacionados aos eventos esportivos (casos de olimpíadas e principalmente as copas do mundo de futebol). Os investimentos simplesmente não estabelecem limites para que seus ideais sejam alcançados e os seus números financeiros marcam um grande diferencial se comparado com os outros momentos da história. Talvez este seja um dos momentos em que possamos melhor entender a essência do capitalismo, no qual o histórico perde um pouco de sua importância, para abrir espaço para a modernidade dos novos projetos.

Os grandes eventos esportivos

A partir do final dos anos 90, a chamada globalização começa a ganhar um novo significado, com um crescimento bem maior e uma força assustadora, graças a ótima adaptação da sociedade ao novo meio de comunicação que revolucionou toda a história da humanidade de uma maneira geral (internet). Esta nova potência trouxe consigo uma valorização dos grandes eventos de prestígio popular, e os ganhos que isto trouxe tanto para aqueles que participam da organização como para aqueles que acompanham o espetáculo. Uma coisa foi puxando a outra, e a grande cobertura por intermédio de transmissoras de TV, portais de internet, estações de rádios, só aumenta porque com a visibilidade que a mídia vem abrangendo, os investimentos especiais começaram a se tornar uma característica marcante dos novos tempos. Focando no bom número de construções importantes no Brasil, entretanto, polêmicas, as novas arenas que foram criadas para a realização da copa, se destacam principalmente pelo seu número de investidores que se associam a alguns clubes para que estes projetos sejam realizados. Estas obras também trazem um bom tempo para os trabalhadores que fizeram parte destes momentos históricos contribuindo com serviços prestados. Ocorreram alguns problemas em alguns destes novos estádios com acidentes que acabaram resultando em tragédias, e apesar da fatalidade, estes acontecimentos parecem se repetir já nos próximos países a receberemFuncionários se arriscando na Arena Fonte Nova. o maior momento do futebol. Isto fica evidenciado pela falta de equipamentos de segurança que ambos os casos abordaram, destacando a despreocupação dos responsáveis em qualificar o seu profissional e o desinteresse em cuidar do suporte para que sua função seja exercida da melhor maneira possível. Os eventos olímpicos não sofrem com a mesma situação, e o ponto a ser lembrado fica por conta da plasticidade das estruturas.

Empresas e seus objetivos

Apesar de todos os atrasos e os questionamentos sobre a iniciativa pública e privada em bancar e se envolver a estes projetos, os resultados alcançados e conquistados por intermédio de todos os planejamentos começam a se justificar. Alguns clubes ainda se focam em terminar algumas áreas não terminadas dos seus patrimônios, mas a qualidade de nossos estádios cresceram bastante, se considerar que no Brasil a constituição impede a demolição de monumentos históricos já tombados, o que dificulta um pouco as empresas em relação ao orçamento e a conquistarem novas áreas para seguirem com todo o planejamento. O que não pode ser admitido em uma era de alta modernidade, é que justamente o trabalhador que, literalmente, mete a mão na massa tenha que se arriscar todos os dias em seus empregos, sem que haja uma estrutura que o propicie um expediente livre de sustos e tantos tipos de acidentes evitáveis. Algumas medidas como termos de insalubridade (visto não somente no meio de construções, mas já em muitos outros ramos), não fazem com que os riscos destas obras diminuem. As condições oferecidas para estes cargos precisam ser melhor trabalhadas, não somente em questões aos benefícios, mas também em relação ao suporte para que todos os processos executados em serviço sejam realizados sem maiores complicações.