Equipamentos para Fazer Trilha

Um dos prazeres de se fazer trilhas ou passear é o fato de estas atividades serem financeiramente acessíveis. Se for um principiante, não gaste dinheiro até decidir se quer mesmo continuar. Mas, se decidir comprar equipamento, lembre-se que mesmo os produtos mais caros podem ser um bom investimento. O equipamento de qualidade funciona bem, dura muito tempo e é um prazer de usar. Um produto barato, por outro lado, pode falhar naquele momento que você mais precisar.

Dicas de Equipamentos para fazer Trilhas!

É fundamental tratar bem os seus pés. No caso de percursos mais fáceis, é suficiente usar um bom par de sapatos para caminhar ou pedalar. Em zonas mais remotas ou mais difíceis de percorrer, é essencial que use um par de botas de montanhismo. Uma boa loja de equipamentos para desportos ao ar livre poderá indicar-lhe a vasta gama de estilos (e preços) disponíveis. Procure um vendedor conhecedor da matéria que o possa ajudar a escolher aquilo que mais se adequa aos seus objectivos e à sua carteira.

Para uma caminhada de um dia, você irá precisar de uma mochila leve com alças almofadadas. Se estiver calor, é mais confortável levar uma bolsa pequena à cintura porque permite que as costas respirem e também evita o problema de dores no pescoço ou nos ombros. Duas pessoas conseguem levar todo o equipamento necessário numa mochila pequena e uma bolsa de cintura.

Cada item de equipamento que levar na mochila deve ser o mais leve e mais pequeno possível. Quando se fazem trilhas com uma mochila pequena ou com material de equipamento “o prazer é inversamente proporcional ao peso carregado”. Por outras palavras, quanto menos peso, mais prazer. Leve um pequeno kit de primeiros socorros numa bolsa de plástico, com: faixas para proteger as bolhas nos pés ou quaisquer ferimentos; uma tesoura pequena e uma liga elástica para distensões musculares ou articulações doridas. Em épocas de calor use repelente de insetos – os mais eficazes são talvez os que contêm uma elevada concentração de DEET. Leve uma pequena lanterna com pilhas de longa duração: elas são tão leves que você se esquecerá que a leva até precisar dela. Leve um isqueiro e também um canivete suíço: este é o item mais útil e versátil que se pode ter. Um bom apito também pode ajudar a chamar a atenção em caso de emergência.

Com temperaturas elevadas, você precisará de muita água. As garrafas de plástico de um litro com um gargalo grande e tampa de enroscar são as ideais. Se você a transportar enrolada em uma toalha ou em uma meia (para absorver a condensação), você terá água fresca num dia quente.

Deve levar sempre capas para a chuva, qualquer que seja a previsão do tempo. Quando esquecemos delas é exatamente quando chove! Se o sol estiver forte, é preferível usar um chapéu de aba larga do que um boné, porque protege o pescoço e as orelhas. É bastante recomendado usar protetor solar para evitar queimaduras e insolações. Se estiver frio, é essencial usar um gorro e luvas.

Guarde o seu equipamento na mochila – assim não se esquecerá dele quando for caminhar. Faça também uso da sua criatividade adaptando itens do dia-a-dia para usar nas caminhadas, aumentando o divertimento.

O que deve incluir na mochila para um dia: impermeável, ou resguardo à prova de água; camisola (caso haja descidas de temperatura); uma muda de meias (trate sempre bem os seus pés); chapéu (para proteger do sol ou do frio) e luvas; garrafa de água (1-2 litros por pessoa); almoço e lanches que sustentam; bússola e apito; repelente de insetos; protetor solar; kit de primeiros socorros com faixas para as possíveis bolhas e uma tesoura pequena; mapa e guia; pequena lanterna; canivete suíço, isqueiro e óculos de sol.