Entenda Melhor Sobre a Resistência dos Cabos de Aço

Cabos de aço

Cabos de aço

Quando falamos em cabos de aço de elevação, uma das preocupações é a resistência dos arames e consequente a carga de trabalho que este meio de transporte demandará ao equipamento. Por isso, diversos tipos de testes são feitos nos cabos de aço para definir a sua capacidade de atuação.

Para garantir a qualidade do produto, o fabricante submete os cabos de aço a um peso cinco vezes maior do que realmente será usado e determina o fator de segurança.

Por isso o fabricante determina em sua instrução de uso que a  carga total a ser içada nunca deverá ultrapassar a carga de ruptura efetiva. Também é importante conferir se em condições normais de trabalho os cabos de elevação sofrem batidas ou atritos contra o equipamento e, caso eles tenham algum contato, é necessário que sejam instalados protetores para minimizar os danos.

No caso dos guindastes e elevadores, por exemplo, onde os cabos de aço estão em contato constante com a roldana e extremo esforço de flexão, é exigido que os fabricantes realizem testes de resistência à fadiga também, além dos teste habituais. Neste caso, este é o fator chave para determinar a vida útil de um cabo de aço.

Durante o teste é simulada a operação do cabo de aço até que se alcance o grau de rejeição para seu descarte, conforme determinado pela norma ISO 4309. Ou seja, o cabo de aço exigido até o seu limite. Depois disso, os testes são realizados até que os cabos de aço se rompam, assim é possível definir com mais precisão o número de ciclos que poderão ser realizados pelo produto dentro dos padrões de segurança.

Entenda melhor sobre a resistência dos cabos de aço

Todos estes testes nos cabos de aço são necessário e de extrema importância, pois visam a segurança das atividades que serão exercidas com os cabos de aço. No caso dos guindastes, a segurança está tanto no material que será içado, quanto nas pessoas que operam a máquina e que estão envolta. Nos elevadores, a precaução é ainda maior, quando o transporte é de pessoas e não só de material.