Entenda Melhor Sobre a Pesquisa de Clima Organizacional

Pesquisa de clima organizacional

Pesquisa de clima organizacional

Todos os conceitos de pesquisa de clima organizacional, vem cada vez mais despertando um verdadeiro interesse que é cada vez maior em todos os administradores brasileiros desde a década de 70. E ainda não é por acaso ou ainda por modismo que isto ocorre.

Isto na prática vem demonstrando assim uma relação considerada direta entre todo o clima de ambientes de trabalho, bem como a produtividade, a capacidade de inovação a automaticamente toda a lucratividade. Um estudo que foi conduzido recentemente pode validar todos estes tipos de conhecimentos ao mostrar que nos anos de 1997 a 2005 as consideradas melhores empresas para se Trabalhar no Brasil puderam apresentar um bom retorno equivalente a 170% acima dos índices existentes da Ibovespa devido este tipo de clima.

Os estudos puderam ainda revelar que todo o mercado brasileiro vem definitivamente deixando ainda para trás a era onde todos os ativos tangíveis seriam talvez os únicos que movimentariam toda a economia. Entramos com isto em um território considerado altamente complexo e também bastante subjetivo onde todas as pessoas passariam em sua totalidade a serem fatores relevantes e determinantes para o sucesso ou também para os fracassos ou o sucesso de seus negócios.

O que é afinal a pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa de clima organizacional nada mais é do que os ambientes onde são percebidas ou ainda experimentada por todos os

participantes das empresas que puderam ainda influenciar os seus comportamentos. Com isto é aquela determinada atmosfera considerada psicológica que todos nós pudemos perceber quando entrarmos em um determinado ambiente e que ainda nos deverá fazer sentir mais ou menos a vontade para que se possa permanecer, além de interagir e realizar partes dos processos.

Sempre somos influenciados diretamente através do clima organizacional, o que nada mais é do que a qualidade do ambiente que vem percebida ou ainda experimentada por participantes de empresas que teria influenciado completamente os seus comportamentos. Com toda aquela atmosfera todos percebemos quando entramos em determinados ambientes, e que nos faz ainda sentir mais ou menos ambientados para interagir ou realizar nossos trabalho.

Somos influenciados e também podemos influenciar o clima, e este ciclo deve ser analisado e considerado sempre.