Ensino a Distância

A necessidade imediata de informações e o acesso cada vez imediato a elas faz com que novas atividades surjam no mercado de trabalho. Algumas profissões estão se adaptando à nova realidade e outras simplesmente são obrigadas a ser inventadas, literalmente!

Os meios de comunicação, de forma geral, se renderam à internet e atualmente, jornais impressos, emissoras de rádio e televisão, revistas têm seu site onde divulgam suas matérias e interagem com seus telespectadores, leitores e ouvintes. As empresas, mesmo estabelecidas de forma física, também comercializam produtos e serviços pela internet.

educacao-a-distancia

Mas, não é somente de para profissionais que têm acesso a esta ferramenta, com a liberdade de expor ideias e pensamentos, a internet democratizou a forma das pessoas se comunicarem, exporem seus pontos de vista e seus talentos.

Atualmente, como o acesso à rede cada vez mais abrangente, afinal não apenas computadores em suas diversas configurações e formatos, mas também smartphones, aparelhos de televisão, eletrodomésticos, a necessidade imediata de informações tornou-se uma rotina para qualquer usuário.

E um setor que tem evoluído de forma extraordinária e tem cada vez mais mostrado que está pronto para estas novas tecnologias, é o da educação!  Universidades, cursos livres, palestras entre outras atividades têm acompanhado e até surpreendido por sua constante adaptação  e inovação, acompanhando as novas tecnologias, lançando soluções até então inimagináveis.

Educação à distância

professores-de-plantaoAs instituições de educação lançaram a alguns anos a possibilidade se o aluno se graduar em determinados cursos sem a necessidade de presença. O sucesso foi imediato. Esta realidade comprova a o desejo constante de profissionais precisarem de habilitação necessária para desempenhar determinadas funções e muitas vezes por falta de tempo, recursos financeiros ou mesmo distância do local de estudo não conseguirem tal objetivo. A figura da escola e dos professores online começa a surgir de forma quase que presencial e com certeza, permanente.

Pesquisa e tira-dúvidas

Até o vocabulário tem mudado nestes últimos tempos, em termos de internet, o termo “pesquisar” pode tranquilamente ser substituído por “gugar (to google, em inglês)”, ou seja, quer saber?  “Pergunte ao Google!” Ferramenta de pesquisa que indexa quase todos os mais de cem milhões de sites por palavras-chave ou trechos de seus textos, ou até imagens!

Mas, como todas as soluções, por mais sensacionais que sejam, elas chegam a um limite e com o Google ou outras ferramentas de pesquisa, não é diferente. Não existem milagres, não há possibilidade de haver perfeição e é neste momento que entra a necessidade de recursos humanos para responderem, esclarecerem ou mesmo, atenderem a necessidade de explicar detalhes relativos à dúvida levantada.

Professores online

A figura do professor remonta ao início da humanidade, talvez, entre as profissões mais antigas, a de ensinar esteja entre elas. Pode até ser que não oficialmente, mas ensinamentos vêm sendo transmitidos desde as mais remotas civilizações, em todas as partes do planeta Terra.

No princípio, sem uma forma didática definida, mas com o passar do tempo, pessoas se destacaram nesta arte, técnicas foram sendo desenvolvi dadas, material de apoio inventado e a educação vem evoluindo, acompanhando as mudanças, as culturas locais, as necessidades ou mesmo as limitações de cada comunidade.

E com o advento da internet, da globalização, do acesso cada vez mais imediato à informação, esta atividade também se viu na necessidade de evoluir, buscar alternativas e estar presente nas novas tecnologias com a mesma importância que teve até então na evolução da humanidade.

A educação e as mudanças constantes na informação sobre o passado e o presente

As pesquisas históricas, científicas ou mesmo em outros setores têm seus resultados divulgados de forma muito mais imediata que há vinte ou trinta anos. Por isso, dúvidas surgem de forma constante e precisam ser sanadas por completo.

A figura do professor online é hoje quase de um atualizador de informações, para ele há a necessidade constante de procurar, em sua área, saber todas as novas descobertas para poder transmitir sempre a melhor e mais completa informação a quem tem dúvida.

O aluno, que busca sanar suas dúvidas, depois de, talvez, procurar em mecanismos de pesquisa online, deposita neste profissional uma confiança quase que total, e muitas vezes esta informação pode definir, em seus detalhes, o futuro profissional ou acadêmico de quem a procura.

Por estes motivos, o professor online deve ter características únicas que o identifiquem com a tecnologia que está utilizando para transmitir ensinamentos: curiosidade e pesquisa constante, tanto em sua área de atuação, quanto em outras áreas afins; domínio total de sua disciplina; conhecimento profundo da ferramenta online; noções informática para se porventura o aluno precisar de uma dica extra para utilizar editores de texto ou planilhas, por exemplo; estar disponível em horários alternativos; ser paciente e entender que existem milhões de possibilidades de necessidades do lado da tela; e, lembrar que ensinar virtualmente ou pessoalmente é uma responsabilidade única!

A união da tecnologia com o saber, o surgimento do professor online, onde o quadro negro pode ser levado onde o aluno está, é uma grande possibilidade de que a educação e toda a sua importância sejam sempre lembradas e utilizadas. A presença do professor, mesmo online, é e sempre será fundamental para que a sociedade se desenvolva, o conhecimento seja compartilhado, as dúvidas sejam sanadas, o aluno encontre o apoio necessário em sua busca pelo conhecimento e aprimoramento e principalmente que a informação, em qualquer disciplina é fundamental para o sucesso profissional pessoal ou da sociedade como um todo.