Ensino À Distância: Vale A Pena Fazer?

Sabemos que o acesso à alta tecnologia, que aumenta a cada dia, traz muitas facilidades e benefícios às pessoas.  E graças ao computador que hoje já  faz  parte do nosso cotidiano, o ensino à distância ( EAD ), que antes era visto com preconceitos, hoje cresce a cada dia e consolida-se como modalidade de ensino que caiu no gosto popular.

Cursos de Educação à Distância

Cursos de Educação à Distância

Entretanto, segundo especialistas, apesar do crescimento e da aceitação dessa modalidade de ensino no país, qualquer curso à distância apresenta vantagens e desvantagens. Veja abaixo algumas dessas vantagens e desvantagens.

Vantagens

1 – O EAD consegue atender a um público muito maior e mais variado que os cursos tradicionais, uma vez que os cursos oferecidos pelo EAD se encontram disponíveis praticamente em qualquer lugar e durante qualquer período do ano.

2 – O EAD possibilita a inclusão social. Por exemplo, pessoas que têm dificuldades de sair de casa, como os portadores de deficiências físicos, têm oportunidade de fazer qualquer curso.

3 –  A sua praticidade e flexibilidades no tempo. O EAD permite que o aluno tenha o seu próprio ritmo de estudo, escolhendo como, quando e onde estudar.

4 – O ensino é mais democrático pois rompe barreiras demográficas, culturais e sociais, possibilitando assim que todos tenham acesso  a informações que fomentem o conhecimento de forma permanente.

5 –  Outra vantagem é a constante revisão e atualização do conteúdo programático; muito diferente dos dados contidos nos livros, que não aceitam atualizações e ficam logo ultrapassados.

Desvantagens

1 – A principal desvantagem apontada por muitos é que geralmente as pessoas aprendem melhor quando podem interagir umas com as outras. Portanto, a falta de interação, bem como o empobrecimento da troca direta de informações e experiências entre professor e aluno, segundo especialistas, podem prejudicar o ensino.

2 –  Outra desvantagem é a  dependência do conhecimento tecnológico. O aluno precisa aprender a fazer uso das tecnologias empregadas no curso, principalmente dos gravadores de áudio e da  Internet.

3 – A desvalorização do certificado. O mercado de trabalho geralmente não valoriza quem faz curso à distância.

4 –  O aluno também precisa ter um elevado grau de maturidade para que consiga tirar pleno proveito do EAD. A falta de comprometimento do aluno é uma das maiores causas da desistência nos cursos de EAD.

Portanto, embora  o ensino à distância represente um importante avanço na democratização e universalização da educação no país, e apresente vantagens e desvantagens, cabe ao aluno escolher entre o ensino tradicional e o ensino à distância, e saber qual deles se ajusta mais  ao seu perfil.