Endomarketing É Apenas Endomarketing?

Podemos definir o endomarketing (Saul Bekin, 1990) como um processo gerencial, com o objetivo de promover a motivação das pessoas com seu trabalho e garantir seu compromisso com a empresa, contribuindo para obtenção de melhores resultados econômicos e humanos, a partir de bons desempenhos. O objetivo principal sem hipocrisia é o rendimento financeiro, pois toda e qualquer forma de melhoramento de uma empresa é a busca de lucros. Apesar de muitos empresários pensarem apenas no rendimento financeiro quero mostrar aqui que o endomarketing também pode ser usado como apoio no marketing externo.

Quando o posicionamento é usado em uma campanha deve-se ter algum cuidado quando passamos algumas informações para o público, pois a empresa pode entrar em contradição quando o funcionário não concorda com tais informações.  Para que esse problema não aconteça deve-se primeiro fazer com que seu funcionário abrace a causa. O endomarketing é o modo mais eficaz, pois a empresa além de ter o marketing externo acaba sendo auxiliada pelo marketing Interno. (Endomarketing)

Alguns autores (Henne & Locke 1985) acreditam que a baixa produtividade e qualidade no trabalho são respostas possíveis à insatisfação no mesmo, mas que certamente não ocorrem com todos os empregados insatisfeitos. Em alguns casos podemos notar que a insatisfação no trabalho interfere diretamente no rendimento da empresa, um exemplo são as lojas varejistas que trabalham diretamente com os clientes e um vendedor pode fazer com que sua insatisfação acabe interferindo nas vendas e consequentemente prejudicando a empresa. Não apenas o varejo é atingido quando se trata de insatisfação,Quando tratamos de indústria temos que pensar  também na qualidade do produto. No dia 09/02/2010 todos souberam do mega recall Toyota que levou 400 mil híbridos no mundo  a voltarem para as fábricas, mas qual o motivo desse erro não sabemos, mas podemos ver que a insatisfação no trabalho pode causar grandes prejuízos financeiros e principalmente prejuízo na imagem da empresa que poderá levar anos para se recuperar.

Para (Dailey 1995)  alguns fatores são essenciais para que o endomarketing seja completamente eficiente:

  • Satisfação com o próprio trabalho
  • Satisfação com a remuneração
  • Satisfação com os colegas de trabalho
  • Satisfação com o supervisor
  • Satisfação com as promoções

Olhando essa lista parece simples fazer com que o funcionário seja totalmente satisfeito com seu trabalho, mas cada função desta acaba tendo muita importância e no fim da história acaba prejudicando a cadeia por inteira. E claro que não é apenas isso que faz com que seu funcionário seja completamente satisfeito, outros fatores podem fazer com que ele seja um funcionário satisfeito como um bom ambiente no trabalho, qualidade de vida, aprendizado e novas oportunidades para que eles procurem sempre melhorar. Por isso pense muito bem antes de querer mudar seu posicionamento perante seu público pois seus próprios funcionários podem por tudo a perder.