Empréstimo ou Financiamento: Saiba as Diferenças

Atualmente, com a necessidade de adquirir um bem mais valioso, como imóveis ou carros, por exemplo, muitos consumidores, quando não dispõem do dinheiro de imediato, recorrem a saídas facilitadoras, como empréstimos ou financiamentos.

Diferença entre Empréstimo e Financiamento

Diferença entre Empréstimo e Financiamento

Mas, o que pode vir para facilitar também pode confundir também. Por isso, é essencial conhecer bem as duas formas de se conseguir crédito e avaliar qual corresponde às suas expectativas e atende as suas necessidades.

Empréstimos

É um contrato entre cliente e instituição financeira. Nele, fica acordado que cliente receberá uma quantia X, que deverá ser devolvida à instituição em um prazo determinado e com acréscimo de juros. Geralmente, quem faz um empréstimo não tem destinação específica, o que possibilita uso desse dinheiro para os mais diferentes fins, como reformas, viagens, cirurgias ou quitar dívidas acumuladas, por exemplo.

Financiamento
Também funciona como um contrato entre cliente e instituição, mas com a especificação do destino do dinheiro. Muitas vezes, quem recorre ao financiamento são pessoas que querem garantir seus estudos em uma boa faculdade, adquirir um carro novo ou ainda uma casa nova.

Em resumo, o emprestimo fácil, por exemplo, é mais usado para cobrir a falta de recursos emergenciais, enquanto o financiamento é uma saída para quem pretende adquirir bens móveis ou imóveis e tem disponibilidade de optar por prazos mais longos quitar o valor total do crédito adquirido.