Embreagens Eletrônicas Não Escondem Problemas nos Componentes

Embreagens Eletrônicas

Embreagens Eletrônicas

Foi-se o tempo em que o pedal de embreagem era ligado à peça por um cabo mecânico e que algumas imperfeições do sistema eram corrigidas pela simples regulagem da tensão da tirante que fazia o elo entre as partes. Atualmente, há uma nova forma de fabricação da peça, que não permite regulagens de altura de pedais, tampouco esconder desgastes e outros danos.

Os sistemas são alimentados ou por sistema eletrônico ou ainda por um sistema hidráulico que usa o mesmo óleo que o sistema de freio para a regulagem de atura e de funcionamento equânime.

Como funciona uma embreagem

A embreagem é a ponte entre o motor que não deixa de girar e o câmbio que transmite velocidade às rodas. Sem a embreagem, o carro não seria suave em baixas velocidades, o que iria fazer um super desgaste do motor. Com ela, você pode saltar a tração do carro e deixá-lo livre mantendo o motor a uma rotação constante e repouso, o chamado ponto morto.

O sistema é composto de plator, colar e disco e tem vida útil bastante elevada. Quando problemas em sistemas modernos ocorrem a embreagem tende a ficar bem mais alta do que deveria, causando desconforto. Outro problema pode ser a falta de óleo em sistemas hidráulico, o que pode causar a perda do pedal, que ficara grudado no fundo do assoalho.

Evite debrear sem necessidade

Um das maiores causas de problemas com a embreagem é, sem dúvidas, o mau uso. Na verdade, muitos motoristas a usam de forma indiscriminada elevando o desgaste. Uma embreagem pode ser usada para deixar o carro solto em baixas rotações e sempre deve ser usada para soltar o câmbio e logo largada. Manutenção do pé sobre o pedal gera um incrível desgaste. Evite também debrear o carro em alta velocidade, o carro passa a não ter o freio motor e qualquer necessidade de parada irá jogar o peso do carro contra a situação, causando perigo de acidente e um incrível desgaste nos pneus.

  • Marcos Oliveira

    Realmente a embreagem é peça fundamental no carro, tem que estar sempre bem regulada para não ocasionar perigo maior.