Efeitos Negativos do Fumo

Os estudos médicos determinaram que a taxa de mortalidade é duas vezes maior na meia-idade em fumantes masculinos do que os não fumantes, e a taxa é ainda maior dentre os que fumam mais cigarros por dia.

Efeitos Negativos do Fumo

Efeitos Negativos do Fumo

Entre os cânceres causados pelo tabaco, está o câncer de pulmão, de modo que a taxa da doença é sete vezes maior em fumantes do que em não fumantes. Além disso, os fumantes têm cinco vezes maior risco de desenvolver câncer de laringe, esôfago e cavidade oral. Também são atribuídos ao fumo um terço dos casos de câncer de bexiga, rim e pâncreas.

Fumar também aumenta em cinco vezes o risco de morte por bronquite crônica e enfisema, e as mortes causadas por doença coronariana. Um relatório de 1988 com base em uma pesquisa com 4.255 moradores de um bairro de Boston (EUA) indicou que o tabagismo aumenta o risco de derrame em 50%, 40% em homens e 60% nas mulheres. Outra pesquisa mostrou que as mães que fumam dão à luz com a filhos prematuros ou com baixo peso freqüentemente, provavelmente devido ao menor fluxo de sangue para a placenta.

Três estudos publicados em 1981 mostram que, em casais onde um dos parceiros é fumante passivo, o mesmo é o que tem maior risco de ter câncer de pulmão, e outros estudos revelam que a taxa de doenças é maior em filhos não fumantes de pais fumantes.

Na Espanha estima-se que 14% das mortes sejam relacionadas ao fumo. Estima-se que o consumo diário de um maço de cigarros diminui a expectativa de vida em seis anos.