Economize Energia Elétrica com Dicas Interessantes

Sabe-se que o consumo de energia elétrica no Brasil cresce anualmente até oito vezes mais que nos paises desenvolvidos. E quem paga as contas da casa sabe  muito bem: a conta de energia tem um peso considerável no orçamento. Portanto, veja algumas dicas para você economizar energia elétrica.

Economizar Energia Elétrica - Dicas

Economizar Energia Elétrica – Dicas

Lâmpadas: utilize sempre lâmpadas fluorescentes pois são bem mais econômicas do que as incandescentes. Outra dica importante é você aproveitar também a iluminação natural de sua casa abrindo as janelas, cortinas e portas durante o dia. Também jamais deixe as luzes acesas em ambientes onde não tem ninguém.

Televisão: Não durma com o aparelho ligado e evite utilizar vários aparelhos. Uma opção para não dormir com a televisão ligada é  programar o aparelho para desligar sozinho (timer). Também é importante não esquecer que os aparelhos em modo stand-by também consomem energia, assim o melhor é tirá-los da tomada quando não estiverem em uso.

Ferro elétrico: procure acumular sempre a maior quantidade de peças de roupa possível, para ligar o ferro o mínimo de vezes. Passe primeiro as roupas delicadas que precisam de menos calor. No final, depois de desligar o ferro, aproveite ainda o seu calor para passar algumas roupas leves.

Ar Condicionado: Instale-o em local com boa circulação de ar. E procure manter portas e janelas fechadas quando o aparelho estiver funcionando. E outra dica é evitar o frio excessivo, regulando sempre o termostato. A limpeza do equipamento deve estar em dia, pois a sujeira dificulta a passagem do ar, provocando aumento do consumo de energia.

Chuveiro Elétrico: é importante não demorar no banho. O chuveiro elétrico  é um dos equipamentos que mais consome energia. Evite seu uso no horário de pico (18 às 21h) e nos dias quentes, deixe a chave na posição “verão”.

Máquina de lavar roupa: a máquina de lavar só deve ser utilizada  quando houver a quantidade máxima de peças indicada pelo fabricante. Não esqueça nunca de usar somente a dosagem correta de sabão, para não repetir o enxágüe. Se possível, deixe as roupas secando no varal e não  na secadora.

Geladeira: Coloque o aparelho em local ventilado, desencostado de paredes (mínimo 15 cm), longe do fogão, aquecedores ou áreas expostas ao sol. Além do mais, jamais forre as prateleiras da geladeira com plásticos e vidros, pois isso dificulta a passagem de ar, o que força o aparelho a trabalhar mais e provoca um grande consumo de energia. E na hora de comprar tua geladeira fique de olho nos dados do selo do Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) e prefira a mais econômica.