É Possível Superar a Infidelidade em um Relacionamento?

Superar a Infidelidade em um Relacionamento

Superar a Infidelidade em um Relacionamento

Este é um dos conflitos mais comuns enfrentados por aqueles que vivem dentro de um relacionamento. Nem todos, mas a grande maioria dos casais chega à separação por atos de infidelidade.

A infidelidade é sempre sentida como uma traição, que, basicamente, deixa marcas e cicatrizes muito profundas para entender. No entanto, muitos casais, depois de ter experimentado o ato infiel, tomam um rumo diferente em suas vidas e são capazes de redirecionar o seu relacionamento para algo mais saudável. Outros não, preferem terminar o relacionamento.

Em um episódio de traição, a primeira coisa que você perde é a confiança, e a confiança é um dos principais pilares dentro do relacionamento. Você perde a segurança pessoal e a sua auto-estima se deteriora. Restaurar esta confiança construída durante anos com certeza levará um bom tempo, o qual dependerá do processo psicológico de cada um dos membros do casal e suas personalidades.

A relação não é a mesma. A dúvida e a desconfiança estão presentes por um tempo considerável especialmente pelo que foi traído. Repense que a infidelidade em si foi o produto de uma relação já deteriorada ou como uma escolha pessoal do parceiro. Esta é uma distinção importante quando se vai avaliar esse problema.

Para superar a infidelidade, recomenda-se rever vários aspectos da vida amorosa:

O primeiro, é reconhecer os danos causados ao nosso parceiro e ao nosso relacionamento. Portanto, deve-se assumir essa responsabilidade.
Assumir o ato que foi cometido, e parar de culpar o parceiro de ter alguma responsabilidade pela traição. Porque apesar de tudo, ser infiel é uma decisão pessoal.
Quando um ato infiel domina a vida do casal, humilhação, traição, desconfiança, espírito de vingança, raiva e toda sorte de sentimentos ocorre, não podemos evitá-los, existem, basicamente, porque nós sentimos que é um ato de injustiça. Existem algumas questões que têm de responder a resposta e solução para o problema do casal:

  • Eu quero este relacionamento?
  • Qual é o clima emocional para o meu parceiro?
  • Será que o meu parceiro me ama?
  • Este relacionamento nos faz crescer ou diminuir pessoalmente e como um casal?

E, uma vez respondidas, perceber o quanto você está pronto ou disposto a comprometer-se a uma relação, e isso só você poderá responder.