É Possível Consertar Motores Elétricos

Consertar motores elétricos

Consertar motores elétricos

motores elétricosVários objetos chave do nosso cotidiano contêm motores elétricos, os eletrodomésticos presentes em todas as residências são um exemplo desses objetos úteis. Quando há problemas com o motor elétrico é possível consertá-los? Aqui trataremos de algumas especificidades e curiosidades sobre o assunto e veremos se é possível fazer alguns reparos e resolver alguns problemas quando esses aparecem.

A eletricidade fornece a energia que alimenta os eletrodomésticos e outros dispositivos elétricos. A corrente chega ao dispositivo por meio do fio “positivo”(geralmente preto) e retorna pelo fio neutro (geralmente branco). A força que move a corrente é chamada voltagem. Na maioria dos sistemas domésticos, o fio “positivo” tem cerca de 120 volts e o branco, zero. A diferença de voltagem entre os dois fios move a corrente elétrica e alimenta o eletrodoméstico. Podemos classificar os eletrodomésticos em três tipos: os que aquecem algo, como torradeiras e cafeteiras; os que movem algo, como os processadores de alimentos e aspiradores de pó; e os que fazem as duas coisas, como os secadores de cabelo.

Para exemplificar um tipo de conserto de motor elétrico escolhemos a batedeira. Entre os consertos simples em batedeiras estão a manutenção da chave, o conserto de controles de velocidade e a manutenção das engrenagens. Se a batedeira não estiver funcionando, e o cabo e o plugue já foram verificados, em seguida verifique a chave. Remova o encaixe que envolve a chave, verifique todos os terminais para ver se todos os fios estão conectados. Marque a posição dos fios e desligue-os. Use um multímetro para verificar se a chave está defeituosa. Em caso afirmativo, troque-a e volte a conectar os fios dos terminais.

Outra peça fundamental na batedeira que pode dar defeito é a engrenagem. Ela que é responsável pelo movimento da batedeira, girando as pás. Para verificar é necessário remover a tampa e ver se as engrenagens estão lubrificadas, inteiras e no lugar. Ao lubrificar use a quantidade de material suficiente para não atingir outras peças do motor.

E para verificar o motor em si é preciso ter ferramentas adequadas e muito cuidado. Primeiro, teste a continuidade do motor como em qualquer outro componente elétrico

Se o motor não passar no teste, marque e remova os fios presos a ele e desligue-o da tampa. Será necessário trocar o motor.

Desmonte uma batedeira manual para ter acesso ao motor. Verifique se o novo motor é um substituto exato no tamanho e na potência para que se encaixe perfeitamente na base e no desempenho de sua tarefa.

Para consertar motores elétricos é preciso entender que o motor é formado por pequenos componentes. Até o motor em si falhar, é possível fazer reparos em todos esses componentes. Procure a ajuda de um técnico sempre que necessário.