E-mail Marketing é a Solução

Solução para que?, você deve estar se perguntando. É uma pergunta legítima, já que o e-mail marketing tem sido tão mistificado que fica até difícil imaginá-lo como um benefício para consumidores e empresas. Vamos tentar resgatar a história dessa ferramenta e tentar contextualizá-la no mundo corporativo atual, que cada vez mais agrega a si a importância do marketing digital.

A criação do email possibilitou que pela primeira vez tivéssemos um endereço que não fosse físico. Podemos ser alcançados por mensagens sem que para isso precisemos estar em “algum lugar”. Na verdade, podemos estar em qualquer lugar. Essa nova realidade fez com que muitas empresas apostassem em e-mail marketing, enviando suas newsletters diretamente para a nossa caixa de email, em vez de lotar nossa caixa de correspondência de propagandas impressas.

Mas o que parecia uma solução para baratear os custos de produção e envio e aproximar o consumidor dos produtos se tornou um pesadelo. Empresas sem a menor noção de publicidade e marketing abusaram do direito de incomodar os clientes nesse lugar tão privado, que é a caixa de email. As newsletter viraram spam!

Marketing de relacionamento

Convencer seu cliente que a sua newsletter não é spam é o grande desafio de hoje. O envio indiscriminado e em massa de mensagens via email (spam) foi o que fez o e-mail marketing cair em descrédito.

A solução é, e sempre foi, tratá-lo como estratégia de marketing de relacionamento. Se você conhece o cliente e vice-versa, há um relação. E como toda relação, há regras de convivência. A mais importante delas é a permissão. Não faça nada que o cliente não tenha permitido, senão gera antipatia. Só mande newsletter para clientes que se cadastraram. Eles pediram para receber sua mensagem e são efetivamente os que podem respondê-la efetivamente (consumindo).

Outro ponto essencial é a informação e o conteúdo. As pessoas navegam na web em busca disso, e a sua newsletter pode ser uma boa fonte e uma grande direcionadora para produtos e serviços que ajudem os clientes em sua jornada. Esse é o grande potencial do email marketing.

A ideia é que haja um acordo implícito entre o cliente e a empresa, para que os dois estejam sempre satisfeitos. Isso é criar relacionamento, isso é marketing de relacionamento, isso é e-mail marketing como solução.