Drop Shipping de Lojas Chinesas

Drop shipping nada mais é que um vendedor, que tem parceria com o fabricante ou loja de atacado e vende o produto por catalogo ou loja virtual, sem ter o produto disponível, quando o comprador faz a compra, o vendedor solicita ao seu parceiro (fabricante ou atacadista) o produto, que é enviado diretamente ao consumidor final.

Em primeiro lugar quero deixar bem claro que não tenho nada contra esse tipo de comércio, acho até bom, porque muitas vezes acaba saindo mais barato do que você comprar direto da loja de varejo, outra vantagem, é que, no caso dos sites chineses, a maioria, em língua inglesa, mesmo quando traduzido para português, fica confuso entender como funciona o produto, quando você compra de um brasileiro você consegue entender a funcionalidade do produto ou pode pedir suporte ao vendedor.

No entanto, o que eu acho completamente errado é que esses vendedores que trabalham com drop shipping de lojas de compras chinesas, não informam, ou pelo menos, não deixam claro, que os produtos são enviados de outros países, e portanto, podem ser taxados pela alfandega e quem tem que pagar o imposto, caso haja, é o consumidor final.

Outra coisa, que tenho visto por aí é a informação sobre o prazo de entrega, geralmente, eles informam que o prazo de entrega é de 15 a 35 dias, o que não é uma verdade, já comprei muito da China, e, sei que, o produto vindo da China pode demorar até 60 dias, e na época de muito movimento nos correios e alfandega, como no natal, por exemplo, pode demorar muito mais.

Então, o pessoal que trabalham com drop shipping, por favor, informem, para os compradores os prazos corretos e a possibilidade de cobrança de imposto, mesmo que essa possibilidade seja muito remota. Um pouco mais de ética, por favor.

E aos compradores, procurem sempre essas informações, de onde vem o produto, prazo de entrega e a possibilidade de pagar imposto. Ou, na dúvida, entre em contato com o vendedor através de e-mail, chat, ou telefone, para obter todas informações, para que não sejam enganados e se arrependam depois.