Dispositivos de Entrada e Saída

Comparar as tecnologias de transferência de dados serial e paralela e cite as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

A comunicação SERIAL: os bits são transferidos de forma seqüencial (bit a bit) até que a comunicação acabe. Para controlar o início e o fim da transmissão de dados, existem bits de controle trafegando pelo canal de comunicação serial juntamente com os dados (esse meio de comunicação é mais lento do que a comunicação paralela)

Dispositivos de Entrada e Saída

Dispositivos de Entrada e Saída

A comunicação PARALELA: os bits trafegam de forma paralela (normalmente de byte a byte) pelo canal de comunicação. Embora esse meio de comunicação seja mais rápido, ele sofre maiores influências do meio externo e, portanto não pode ser muito externo.

Paralelo vantagem de ser mais rápido, mas ter interferência do meio externo, e o serial é mais lento, mas não sofre interferência.

As  vantagens e desvantagens das tecnologias de impressoras disponíveis no mercado atualmente.

As IMPRESSORAS A LASER apresentam melhor qualidade de impressão (no mínimo 300dpi – 600dpi), mas as impressoras a jato de tinta têm se mostrado cada vez melhores. Qualidade fotográfica é agora comum mesmo em modelos econômicos, e pode ter uma resolução entre 600dpi e 1.200 dpi em uma impressora a jato de tinta.

COLORIDA OU PRETO-E-BRANCO para quem imprimi muitos documentos preto-e-branco (neste caso é melhor uma impressora a laser), uma impressora a jato de tinta colorida, para obter o máximo de flexibilidade.

VELOCIDADE

As Impressoras JATO DE TINTA são lentas, especialmente se o computador não tiver boa capacidade de processamento, mas isso é pouco se comparado às impressões de qualidade fotográfica obtidas. É lenta mesmo quando tem de imprimir apenas uma cor. Para imprimir muitas páginas em PRETO-E-BRANCO, a impressora a LASER é mais adequada – a velocidade de impressão é maior que a de qualquer outra impressora de mesa.

TAMANHO DO PAPEL

Impressoras JATO DE TINTA utilizam papel carta ou A4, e algumas imprimem banners com papel de rolo. As impressoras a LASER também utilizam papel dessas dimensões, e existem modelos com duas bandejas – uma para papel carta ou A4 e outra para papel duplo carta ou A3.

CUSTOS DE OPERAÇÃO

Embora as impressoras JATO de tinta tenham custos operacionais maiores se você levar em consideração o preço dos cartuchos de tinta para reposição e papel especial, para poucas impressões elas são perfeitas. Já as impressoras a LASER fornecem muito mais cópias com um único toner e utilizam papel comum, o que é mais barato.

TAMANHO

Impressoras JATO de tinta são compactas, pois seus componentes, incluindo os cartuchos, são pequenos. Além disso, o papel é geralmente colocado por cima. Impressoras a LASER precisam acomodar um cartucho de toner razoavelmente grande e às vezes uma bandeja de papel removível. Assim, a impressora a laser vai ocupar mais espaço na mesa.

 

Como funcionam a INTERRUPÇÃO e o DMA. Há alguma relação entre as duas tecnologias?

A INTERRUPÇÃO: para que o processador possa trabalhar sem ficar checando se algum dispositivo está querendo lhe transmitir algo, existe  esse sistema que funciona como uma  campainha. Assim se algum dispositivo de entrada e saída necessitar de atenção do processador, o controlador envia um pedido de interrupção para que o processador interrompa o que ele está fazendo e solucione esse problema, somente então voltando ao processamento. E se ocorrer de mais de um dispositivo solicitar a interrupção ao mesm,o tempo, uma determinada hierarquia  definirá,a prioridade.

O DMA (Acesso direto à memória) compartilha a memória do sistema com a CPU e pode operar como mestre ou escravo. Operando como mestre, o controlador assume o comando do barramento do sistema (linhas de endereço, dados e controle) para realizar as transferências.Operando como escravo, o controlador de DMA é acessado pela CPU, que programa os registradores internos ao controlador para configurar a transferência. Estes consistem dos registradores de endereço fonte e destino e contador de transferências, para cada canal de DMA, assim como um registrador de status para configuração e monitoramento da operação do controlador. Essa técnica permite um aumento considerável no desempenho do sistema.

A relação entre as duas tecnologias é : A técnica de INTERRUPÇÃO é imprescindível para realizar operações de entrada e saída em grandes sistemas microprocessados. Caso ela não seja aplicada, o microprocessador tem que verificar constantemente a existência de um novo dado. Contudo, em sistemas de baixa velocidade, isto pode ser aceitável.A transferência de dados via DMA é essencialmente mais rápida que as outras abordagens. Devido principalmente a pouca (ou nenhuma) interferência da CPU. No entanto, a configuração de um controlador de DMA é um pouco complicada e susceptível a erros. Mesmo nos microcomputadores não existe suporte, por parte do sistema operacional, para este tipo de transferência. Por isso, deve ser usado com cautela.