Difusores de Ar Para Carros – Um Componente Simples, Porém Essencial!

O que é um difusor de ar para carro?

Difusores de ar são componentes do carro que permitem a saída direcionada de ar condicionado. Ficam posicionados no painel do veículo e, além de serem essenciais no controle de calor (principalmente com as altas temperaturas de nosso país tropical), são itens que valorizam o veículo, estilizando-o quando possuem acabamentos diferenciados, como por exemplo, os cromados.

Localização dos difusores de ar no painel de um carro Palio

Localização dos difusores de ar

Mas, quais são seus benefícios?

Conheça um pouco mais sobre difusores de ar e confira alguns benefícios que eles podem nos proporcionar:

  • Usando para o calor. Esse componente tem como missão a simples função de tornar o ambiente do carro agradável. Principalmente em dias quentes ele mostra o seu grande e devido valor. Quem nunca sofreu ao entrar em um carro estacionado por horas debaixo de um sol quente e foi salvo pelo difusor de ar?
  • Combatendo vidros embaçados. Curiosamente ainda encontramos pessoas que não sabem, mas, o difusor de ar é o melhor desembaçador de vidros para carro que existe. Quando o ar é direcionado diretamente para o vidro embaçado, ele absorve a umidade deixando-o assim visível novamente, em poucos segundos.
  • Faz o ar circular. Mesmo se o dia estiver frio, o difusor de ar pode ser ligado sem necessariamente resfriar o ambiente. Direcionando o ar para uma posição invertida aos ocupantes do veículo, o ar pode circular e manter o ambiente agradável, independente da temperatura.
  • Exemplo de difusor de ar cromado.

    Difusor de ar cromado.

    Ar quente para dias frios. Mesmo sem ter ar-condicionado em seu carro, se ele possuir o sistema de ar quente, você não deve se preocupar com os dias de frios. O sistema de ar quente, dependendo do modelo e ano do carro, pode utilizar o radiador ou até mesmo o motor do veículo para esquentar o ar. Se você não usa com frequência esse sistema, mesmo assim, procure liga-lo, pelo menos, uma vez por semana para evitar danos em suas peças.

Curiosidades sobre difusores de ar

Difusores de ar para carros de corrida

O termo “difusor de ar” é algo que ouvimos muito em competições de automobilismo como a Fórmula 1. Porém, salvo algumas exceções, ninguém entende do que realmente se trata.

Para esses carros de corrida o difusor de ar não é apenas o componente que mantém o ambiente agradável trazendo benefícios para seu ocupante, e sim, um sistema que pode facilmente decidir a vitória ou derrota de um determinado competidor. Eles são componentes aerodinâmicos que permitem um aumento da velocidade com que o ar passa por baixo de um automóvel, assim conferindo a ele maior estabilidade quando esta em movimento, ou seja, ele é o componente que faz o carro “grudar” na pista e compensar a perda de pressão aerodinâmica que a grande velocidade e também o seu design reduzido proporciona.

Localização de um difusor de carro de corrida

Difusor de carro de corrida

Outros tipos de difusores de ar

Além de estarem disponíveis para todo o tipo de carro, inclusive os de corrida, os difusores de ar também se encontram disponíveis para outras finalidades. Conheça algumas delas:

  • Difusores ar para piso: Esses difusores tem o objetivo de combater diretamente as fontes de calor para deixar o ambiente mais agradável. Podem ser usados para diversas finalidades, porém deve-se ter o cuidado de instala-los em locais onde as pessoas não irão transitar. Em teatros, auditórios ou cinemas, por exemplo, podem ser perfeitamente fixados nas laterais dos bancos e paredes em posição vertical, criando um ambiente agradável nesses locais onde não é impossível a existência de janelas.
  • Difusores de ar para teto: Eles não são muito diferentes do que os difusores de ar para piso, porém, sua utilização costuma ser mais ampla, podendo ser usado tanto para retorno, como para insuflamento de ar, por exemplo.
  • Difusores de ar industriais ou de alta indução: São fabricados especialmente para grandes áreas com alta circulação de pessoas, como por exemplo, lojas de departamento, indústrias dos mais diversos setores, grandes escritórios, entre outros que necessitam de um grande retorno de ar ou grandes áreas climatizadas.

Tenha alguns cuidados!

Um dos cuidados que devem ser tomados com seus difusores de ar e sistema de ar quente é utilizá-lo em uma média de duas vezes por semana para não correr o risco de danificar suas peças. Também se deve fazer uma limpeza completa nos dutos de ar pelo menos uma vez ao ano a fim de eliminar e prevenir a contaminação do ar por fungos e bactérias que podem ser transmitidos para o ar e para a respiração dos ocupantes do veículo, e também retirar outras partículas que podem obstruir o radiador de ar quente, por exemplo.

Onde posso encontrar?VBM Difusores

Mesmo estando disponíveis em revendas autorizadas de cada marca, os difusores de ar para painéis dos carros, são muito difíceis de serem encontrados para venda, até mesmo para os modelos mais populares. Para atender essa demanda, a fabricante VBM Difusores produz essas peças de reposição automotiva e possui uma grande lista de representantes e distribuidores em todo o Brasil, além de um sistema de pronta entrega para São Paulo.

São difusores de ar laterais, centrais e tampões superiores para carros de diversas marcas e modelos (Uno, Fiorino, Clio, Gol, Voyage, Parati, Saveiro, Palio, Strada, Siena, Celta, Prisma, entre outros). Se você está procurando um difusor de ar e não consegue encontrar, com toda certeza, essa é uma ótima dica!