Diferença entre Chefe e Líder

Diferença entre Chefe e Líder

Diferença entre Chefe e Líder

O líder é assim reconhecido por atrair verdadeiros seguidores através da confiança que transmite e o carisma que possui. Já o chefe é chamado desta forma pelo cargo que ocupa. Assim, podemos dizer que todo líder pode vir a ser chefe, porém nem todo chefe sabe ser um líder.

Diferenças entre ser chefe e ser líder

Ser chefe é mais fácil que liderar pessoas. A autoridade do cargo que ele ocupa, faz com que ele seja respeitado pelos chefiados. Um líder consegue ser respeitado e seguido não pela hierarquia empresarial, mas sim pelo seu trabalho e ideologia. Há diferenças essenciais para diferir um chefe de um líder:

  • O chefe faz com que as pessoas façam algo – O líder faz com que as pessoas queiram fazer algo;
  • O chefe administra – O líder inova, é criativo;
  • O chefe conduz o trabalho corretamente – O líder faz a coisa certa, no momento certo;
  • O chefe copia- O líder é original;
  • O chefe faz tudo que mandam – O líder faz o que é melhor para todos

Cursos online e workshops levantam o tema

Hoje em dia, algumas pessoas que ocupam cargos de chefia já sabem que devem se tornar líderes. Porém, esse disrcurso nem sempre é colocado em prática, o que acaba fazendo com que as empresas tenham grande rotatividade, já que a chamada geração Y procura um ambiente de trabalho, diferente do que era habitual anos atrás.

Para ser um líder é necessário mudança imediata de atitude. Atualmente consultores da área de Recursos Humanos passam a experiência de como ser um líder de pessoas. Para os que não tem tempo de fazer curso presenciais e participar de workshops sobre o tema, são oferecidos cursos online, possibilitando o estudo de qualquer lugar e a qualquer hora. Tornar-se um líder é demorado pois a mudança acontece aos poucos, mas garante um futuro profissional promissor.