Dieta Paleo – É a Escolha Certa para Você?

A dieta Paleolítica (ou dieta Paleo) é baseada em comer alimentos que nossos ancestrais homens das cavernas comiam. Nos últimos 10.000 anos, o nosso genoma não mudou muito. No entanto, desde que a nossa dieta teve a adição de alimentos processados ??, cereais, açúcares e produtos lácteos, criamos doenças como obesidade, diabetes, pressão alta, doenças autoimunes, osteoporose e doenças cardíacas.

A dieta Paleo é semelhante à maneira como caçadores-coletores comiam no passado e incentiva o consumo de alimentos naturais, a fim de alcançar grande saúde, energia vital, um físico magro e uma vida longa e ativa. A dieta Paleo permite o consumo de carne vermelha, aves, peixes, mariscos, ovos, legumes, vegetais de folhas verdes, vegetais de raiz, frutas, nozes, cogumelos, ervas frescas e especiarias.

Não há dúvida de que os alimentos que comemos tem grande efeito sobre a nossa saúde. Há muitos estudos que concluem que determinados alimentos são perigosos para a nossa saúde. Desde o início da revolução agrícola, uma grande porcentagem dos alimentos comuns à nossa dieta é prejudicial a nossa digestão, não são bem assimilados pelo nosso metabolismo e causam estragos em nossa saúde geral.

A dieta Paleo é para todos? Eu acredito que é um excelente primeiro passo para uma vida saudável. Com a exclusão total de todos os grãos, pode faltar energia para os mais ativos. No entanto, a maioria da população come demasiadas porções de grãos por dia e não é ativo e, portanto faria bem reduzir a quantidade deles (especialmente o trigo ). Eu também acredito que existem certos benefícios para a família das leguminosas (que são excluídas da dieta Paleo). Os produtos lácteos são geralmente excluídos da dieta Paleo. Embora eu não seja um defensor do leite de vaca, eu acredito que certos produtos são aceitáveis ??, como iogurte orgânico ou produtos derivados, como queijo. Concordo de todo coração que a exclusão dos produtos açucarados faria muito bem para todos.

Certamente a dieta Paleo oferece vantagens para a saúde, uma vez que exclui as gorduras trans, gorduras hidrogenadas, alimentos processados, carboidratos refinados, açúcar, café e refrigerante. Oferece alimentos que estão em seu estado mais natural; quando a fonte ou origem do alimento que está sendo comido é reconhecível, é sempre uma boa coisa. Quando o alimento é comido em sua totalidade, ao vivo, estado fresco, cru, o corpo pode utilizar todos os nutrientes do alimento. Obviamente, as carnes não devem ser comidas em estado cru, mas frutas, vegetais e nozes devem ser consumidos dessa forma para aumentar a absorção de vitaminas e minerais.

Quando nossos corpos são alimentados adequadamente, eles podem funcionar de forma muito mais eficiente. Os hábitos alimentares e estilo de vida dos nossos antepassados ??saudáveis ??nos fornecem uma boa estrutura; cabe a nós estudar as suas formas, avaliar os benefícios ou desvantagens e experiências de maneira individual, a fim de determinar o que é melhor para cada pessoa.