Dieta Ideal para a Gastrite

Dieta para gastrite

Dieta para gastrite

A gastrite é uma das doenças mais comuns dos nossos dias. Consiste em uma inflamação da mucosa gástrica que pode ser resultado de maus hábitos alimentares, excesso de estresse, a presença da bactéria Helicobacter Pylori, ou do consumo exagerado de medicamentos, entre outras razões. O fato é que uma vez instalada a gastrite, é muito importante seguir ao pé da letra as indicações do médico e, em especial, ter uma dieta saudável. Mas, quais são os alimentos adequados e quais devem ser evitados? Descubra como você deve se alimentar se você tem gastrite.

Além de tomar os medicamentos receitados por seu médico, você deverá seguir uma série de recomendações em relação à sua dieta. A primeira delas é alimentar-se sempre em horários habituais, sem saltar nenhuma refeição; isto o ajudará a melhorar os sintomas da gastrite.

  • Você nunca deve passar muitas horas em jejum ou deixar de fazer uma das refeições, pois poderá aumentar a sensação de enjoo e mal-estar.
  • As proteínas grelhadas, como o frango, a carne magra e peixes são as melhores alternativas para alimentar-se quando se tem gastrite, pois são alimentos feitos de forma leve e adequada que facilitam a digestão e ajudam na recuperação.
  • Você deverá evitar frituras, comidas muito apimentadas ou pratos muito temperados.
  • Quanto aos acompanhamentos, as batatas, os vegetais ao vapor e o arroz branco são as melhores opções. Sempre leve em consideração que a preparação e os temperos dos alimentos devem ser simples para ajudar na recuperação e diminuir a inflamação da mucosa gástrica.
  • Os caldos leves de vegetais são uma boa opção para sentir-se saciado. Da mesma forma, recomenda-se o alto consumo de frutas que não sejam cítricas, como pera, maçã, ou mamão.
  • Durante o período de recuperação de uma gastrite e, sempre que possível, também depois do tratamento, diminuir o consumo de álcool, pois é algo que piora o quadro de modo geral.
  • Também se deve evitar o consumo de bebidas ricas em cafeína e refrigerantes.
  • Os molhos, temperos fortes, pimentas, comidas rápidas, doces e alimentos cítricos devem ser evitados, pois também agravam o quadro e aumentam o mal-estar. Além disso, é muito importante comer devagar e sem tensões, mastigando bem os alimentos.
  • Estas mudanças em sua alimentação o ajudarão a recuperar-se da gastrite e melhorar a digestão.