Dicas sobre Pintura à Óleo

Tinta óleo - Dicas

Tinta óleo - Dicas

Sempre que pensava em pintar com tinta Óleo me dava um stréss e um temor de não conseguir nada com este técnica.Por isso sempre optei por pintar com tinta acrílica. No entanto sabia que deveria perder esse mêdo e começar uma nova aventura com a Pintura à Óleo sobre tela. Descobri que o bicho papão estava na minha mente. Agora sei que é muito melhor pintar à Óleo. Porém alguns macetes dessa técnica tive que aprender com muita leitura e praticando bastante.

A questão é que os cursos de artes nem sempre lhes ensinam o que poderia chamar de “O pulo do gato”. Daí agente fica sem conseguir produzir aquele belo resultado tão esperado.Segue então algumas dicas adquiridas neta questão. As dicas que predendo dar não são nada tão grandioso que precise de uma erudição artística para ser redgido. Pois pretendo ser sunscinto no assunto se é que me entendem. E espero que possa ajudar a quem se interesse pelo assunto:

1ª Dica – Umas das primeiras coisas que precisamos para iniciar uma boa pintura à Óleo é a preparação da tela. Já li muitos artigos sobre este assunto e encontrei uma variedade de opções de preparação de tela, mas, foi na prática que encontrei a melhor solução. Mas posso dizer que foi alguma coisa que li me levou a essa conclusão! Então vamos lá:

Prepare uma solução de cola branca com um pouco de água deixando a cola um tanto rala. Misture bem para ficar homogênea e em seguida aplique em toda a tela já pintada como fundo branco de tinta latex+cola branca. Aplique umas 2 demões deste preparo deixe secar e então inicie a pintura. O detalhe é que como a cola é um composto acrílico, empermeabiliza a tela impedindo que a tinta Óleo entre em contato com o tecido da tela e assim a tinta seque rapidamente. Isto torna a pintura muito lenta pois como acontece uma secagem mais acelerada dificulta os efeitos de degradê e outras técnicas de pinceladas a serem aplicadas. Outra vantagem é que o brilho desta técnica fica bem acentuado dando mais vida aos trabalhos.

2ª dica – O inicio da pintura é sempre um fator de extrema preocupação. Então a próxima dica tem que ver com as demões de camadas na pintura. É sempre bom lembrar que nem sempre se pode cvoncluir um tema na pintura com as primeiras pinceladas. Daí então devemos começar pintando com uma das cores de basde do objeto( tema ) em questão, ex: Se estiver pintando uma rosa, poderia pintar todo fundo com a cor rosa e criando o fundo em volta da mesma com as cores das folhas, tons de verde. Depois é só ir acrescentando outras camadas de tinta e dando a forma desejada como, luz, sombra , volume e etc…

Bem por hoje é só logo estarei escrevendo outro artigo com mais dicas. Um abraço a todos e boas pinturas.