Dicas sobre baterias de celulares

Mais do que um meio de comunicação, os celulares se tornaram, hoje em dia, ferramentas essenciais a boa parte daquilo que fazemos diariamente. Tirar fotos, acessar a internet, pesquisar assuntos diversos, fazer compras, assistir séries e até receber orientações de trânsito são ações possíveis com esses aparelhos milagrosos. No entanto, para usufruir de todos esses benefícios, é preciso contar com uma bateria potente e funcionando corretamente. Confira algumas dicas sobre baterias de celulares:

Dicas sobre baterias de celulares

Utilize carregadores originais

Algumas pessoas utilizam carregadores que não são oficiais, são carregadores “genéricos”, que provavelmente não possuem o certificado de homologação Anatel. Por conta disso, podem causar problemas irreversíveis às baterias. Dessa forma, a recomendação é que sempre sejam utilizados carregadores originais, da marca de seu aparelho, mesmo que de modelo diferente. O importante é que seja um produto oficial e certificado.

Carregadores turbo podem ou não ser eficientes

Como uma “solução mágica” às principais queixas das pessoas em relação à demora no carregamento das baterias, os carregadores turbos surgiram com a promessa ousada de carregar smartphones em cerca de 40 minutos. Ele de fato é bastante útil para os celulares que contêm a tecnologia necessária para receber essa recarga rápida. No entanto, há aparelhos que não possuem essa infraestrutura, e o carregamento levará o mesmo tempo de sempre.

Evite o calor

Deixar o celular exposto ao sol, utilizar carregadores inadequados e mexer no celular enquanto a bateria está sendo carregada são ações que podem provocar o superaquecimento do aparelho. Quando isso acontece, a bateria é consumida muito mais rapidamente e, dependendo do grau de aquecimento, pode ter seu funcionamento comprometido.

Baterias podem explodir

Em consequência do item anterior, quando são utilizados carregadores defeituosos, não oficiais ou não adequados àquele modelo, o aparelho superaquece e compromete o desempenho da bateria. Embora os celulares contem com mecanismos que regulam sua temperatura, esse sistema pode falhar com o mau uso da bateria. Isso pode levar o celular a uma explosão, bastante perigosa. Embora o evento seja raro, é sempre importante checar se os componentes do celular possuem o certificado de homologação Anatel para evitar que esses acidentes ocorram.

É natural que o rendimento das baterias caia um pouco

Como qualquer produto eletrônico, a bateria tem uma vida útil. Isso significa que, depois de algum tempo (geralmente um ano, no caso das baterias), ela vai, naturalmente, ter seu desempenho reduzido, demorando mais para carregar ou sendo consumida mais rapidamente. No entanto, para quem utiliza apenas os carregadores adequados e toma cuidado com o aparelho, evitando superaquecimentos, essa vida útil pode ficar mais longa. Mais um motivo para seguir nossos conselhos.