Dicas para Você Cuidar de Flores

Você já escolheu suas flores na feira, no Ceasa ou no supermercado (ou ganhou um buquê de presente, que alegria!), é hora então de fazê-las durar tanto quanto possível com perfume saudável e cores intensas. Não é difícil, não demora e pode ser bastante gostoso, veja só!

Ao receber um arranjo de flores, coloque elas em um vaso com água imediatamente e troque essa água todos os dias. Deixe seu arranjo sempre um local ventilado evitando a exposição ao sol, ar condicionado ou aquecedores, pois eles ressecam as fores.

Troque a água de seu arranjo por completo diariamente sempre usando água fresca e limpa, evitando proliferação de micro organismos.

Algumas flores são mais sensíveis que outras , por esse motivo é comum que algumas delas pereçam primeiro. Caso isso aconteça apenas remova cuidadosamente as flores murchas podando-as ou retirando-as do arranjo.

As rosas precisam dos mesmos cuidados que qualquer outra flor, precisam de uma boa terra e que deve ser enriquecida com adubo orgânico. Cuidados extras: Regue bem em dias secos para mantê-las hidratadas, aplique fertilizantes específicos para rosas a cada 60 dias.

Já as orquídeas devemos regá-las de preferência no início da manhã ou final da tarde, evite regar à noite para não deixar as folhas molhadas durante toda à noite.

Água acinzentada e turva é alerta vermelho para a troca: a água do vaso precisa ser trocada a cada dois dias para estar sempre limpa, e a cada troca as extremidades das hastes podem ser re-cortadas em 1 ou 2 cm (com o tempo as pontinhas do caule vão desenvolvendo tipo um filme, que vai bloqueando a absorção da água e descolorindo as flores).