Dicas para Viajar com Crianças de Van

As férias chegaram e muita gente decide viajar por conta própria ao invés de comprar passagens de avião ou ônibus. Quem decide alugar van e viajar precisa ter alguns cuidados, principalmente quem leva junto crianças ou idosos, que merecem um tratamento especial. Primeiro de tudo vem a segurança, por essa razão é preciso avaliar se as condições do veículo estão boas e se o aluguel de van for feita com motorista é importante verificar as qualificações e se a carteira de motorista não está vencida. Além desses, existe alguns cuidados que devem ser seguidos antes e durante a viagem, dessa forma só lembranças boas virão do passeio.

Reserva com antecedência

Aluguel de VansPlanejar-se de forma correta faz toda a diferença na hora de viajar, por essa razão é importante colocar no papel tudo antes de alugar a van. É possível pesquisar preços, condições, facilidades, capacidade de lotação e quais os serviços oferecidos pela empresa. Dê preferência as empresas que possuem registro junto ao órgão regulador de trânsito da cidade, geralmente o DER é quem realiza o cadastro de empresas que fazem o aluguel de van. Antes de fechar o negócio procure saber quais as condições do veículo, quando ele foi revisado e quais os equipamentos de segurança.

Lembre-se que todos os acentos devem ter cinto de segurança e todos os passageiros devem usá-lo quando estiverem dentro da van. Além disso, os menores de cinco anos não podem viajar sem a cadeirinha. Se os pais não tiverem uma delas, o ideal é alugar ou solicitar a empresa. Por isso dê preferência aquelas que oferecem esse e outros equipamentos. Os pais devem levar consigo os documentos de cada uma das crianças que irão viajar. Não é necessária autorização judicial para viajar para outros estados com os pequenos, mas é preciso apresentar a certidão de nascimento ou identidades, além do documento do adulto que a acompanha par provar o parentesco.

Se não houver parentesco entre as crianças e quem estiver viajando, também não será necessário a autorização judicial, entretanto, os pais ou responsável legal devem redigir uma autorização por escrito, datada e assinada. O modelo está disponível na vara da infância e juventude. Se ela estiver viajando desacompanhada será necessário o documento de identidade do menor e a autorização judicial, obtida na vara da criança e da juventude.

Demais cuidados

Cuidado com CriançasCrianças não podem ficar desacompanhadas, principalmente em pontos de visitação ou turístico onde estão muitas pessoas. Tenha sempre a mão um lanche que possa alimentá-las a qualquer momento, para não haver paradas desnecessárias, que podem tornar a viagem mais demorada. Tenha sempre um agasalho sobrando, mesmo que vá para um lugar quente, pois nunca se sabe quando o tempo pode dar uma reviravolta.

Todo o cuidado é pouco quando envolve os pequenos, mas nem por isso os pais e eles mesmos não podem se divertir. Realize atividades que envolvam os menores para que eles não se entediem, principalmente durante o percurso. O ideal é realizar pequenas brincadeiras e jogos, principalmente se a viagem for longa. Afinal ninguém quer uma criança chorando e perguntando se falta muito para chegar ao destino.