Dicas para quem vai alugar o primeiro apartamento

Escolher o apartamento certo pode ser um pouco mais complicado do que parece, mas com um pouco de empenho é possível encontrar aquele que agrade e com um preço bem camarada. É preciso se atentar a alguns quesitos e para ajudar elaboramos este pequeno artigo que aborda desde o uso de redes de proteção até a posição do sol. Com uma boa pesquisa é possível economizar tempo e dinheiro.

O que você busca em um apartamento

Casa nova

Essa é a primeira questão a ser respondida e quem responde é o próprio morador. É você quem determina quais valores pode e quer pagar, quantos quartos, se quer fachada ou não, se é necessária a instalação de redes de proteção, enfim, quais as características que você procura em um apartamento. É claro que a localização e as facilidades que é possível encontrar em um destes imóveis pode encarecer o valor do aluguel.

São tantas perguntas que você pode fazer a triagem de acordo com o valor que pode pagar. Quando for ligar para um número que viu ou entrar em contato com a imobiliária pergunte quanto estão cobrando para evitar visitas desnecessárias. O imóvel pode ser ótima, mas se não tiver dinheiro para pagar ou ficar muito apertado com as despesas, procure outro. Vale ressaltar que você também terá despesas de condomínio, água, luz, telefone e outras contas que devem ser colocadas em consideração.

Localização

localização

É preciso se atentar quanto ao local onde está o apartamento. Se for muito afastado do comércio e do seu trabalho, busque outra opção, principalmente se você não tem carro. O barato pode sair caro nessas situações, pois se o apartamento for muito longe de tudo, mas é barato, com certeza você terá mais custos de deslocamento até para comprar pão. Analise a situação e veja se há outro imóvel que interessou mais próximo do centro ou do trabalho. O valor economizado com transporte pode suprir as demais despesas. Lembre também que se morar longe, chegar em casa a noite pode ser um pouco mais perigoso.

Busque também saber a posição do sol. Isso mesmo, procure ver quando o sol bate na janela do apartamento e se isso incomoda. Se a maioria das janelas fica em um ângulo que o sol nunca entra, ele vai aumentar a umidade e você poderá ter problemas com o mofo e com a iluminação. Se ela entrar direto na sala durante a tarde, você terá de colocar os eletrônicos em um local que não pegará sol. Leve consideração a ventilação do prédio e dê preferência pelos prédios de esquina que são mais ventilados.

Estrutura

É importante avaliar como é a elétrica do prédio, sobretudo a fiação, que deve ser nova e adequada a quantidade de moradores. O piso também deve ser levado em consideração, principalmente se for carpete, pois o trabalho de limpeza é maior e você pode avaliar se é uma boa opção. Atente-se para a acústica do prédio, se as paredes são grossas a ponto de não escutar o que os vizinhos estão fazendo e se eles não te escutam. Com uma boa acústica, ninguém escuta ninguém e todo mundo vive bem.