Dicas para otimização e melhor ranqueamento de sites

A presença das marcas na web deixou de ser um recurso auxiliar no impulsionamento de vendas e se tornou praticamente um pré-requisito para existir no mercado. Na maioria dos segmentos, as empresas de todos os portes investem em páginas próprias e muitas delas recorrem inclusive à agência de criação de sites para não cometer erros nessa hora.

O que muitos empresários não sabem, no entanto, é que a maioria das pessoas que utiliza a internet com a intenção de comprar algo se dirige diretamente aos sites de busca para encontrar quem é referência no assunto. Dessa forma, é preciso que os sites sejam otimizados para que alcancem as primeiras posições nos resultados de pesquisas relacionadas. Um bom ranqueamento aumenta a visibilidade da empresa e, consequentemente, atrai mais tráfego para o site.

Dicas para otimização e melhor ranqueamento de sites

Como a concorrência na internet é bem alta, é preciso obter destaque. Veja algumas dicas para otimizar o seu site e conquistar as melhores posições:

Palavras-chave

A primeira dica para ser bem-sucedido nos mecanismos de busca é identificar palavras-chave relevantes. Faça uma pesquisa acerca dos principais termos que o seu público-alvo utiliza quando procura por produtos ou serviços da sua área de atuação. A utilização dessas palavras em seu site aumenta a relevância do seu negócio.

Nessas horas, é sempre bom ter uma visão mais ampla, analisando o seu setor como um todo, inclusive a atuação da concorrência.

Títulos e descrições

Após levantar as palavras-chave, é importante investir na criação de títulos, textos e descrições sobre sua empresa e sobre os produtos (ou categorias de produtos) que você oferece. É preciso ser claro, relevante e atrativo. Tenha muito cuidado com as normas gramaticais ao redigir, pois erros podem repercutir negativamente. Esses textos devem ser completos para que os usuários fiquem bem informados, mas não podem ser cansativos. Utilize sinônimos para evitar a repetição das palavras-chave.

Links

Utilize links para as páginas internas de seu site. Embora estejam sempre dentro do mesmo assunto, as páginas linkadas demonstram que você tem mais conteúdo relevante a oferecer, o que sugere maior credibilidade, tanto para quem acessa sua página quanto para os sites de busca.

URLs objetivas

Aquelas URLs estranhas; cheias de letras, números e símbolos desordenados; são péssimas para o ranqueamento de seu site. A sua página ganha posições melhores quando as URLs são claras, mostrando os conteúdos e categorias hierárquicas do site, facilitando a localização das páginas. Elas são vantajosas porque permitem que o usuário identifique qual é o conteúdo da página antes mesmo de ele ser carregado.

Arquitetura da Informação

Os conteúdos de seu site devem ser facilmente encontrados. Utilize menus e crie categorias que facilitem o encontro das informações que o usuário está buscando. Essa rede hierárquica é bastante útil e ajuda na navegação.

Otimize imagens

Nos nomes das imagens, a utilização de palavras-chave relevantes também é satisfatória para o ranqueamento, desde que sejam pertinentes aos textos que acompanham. Priorize os padrões jpg e png. Evite imagens, vídeos ou sons muito pesados, já que aumentam o tempo de carregamento do site, o que pode levar os usuários a desistirem de tentar acessá-lo.