Dicas para organizar o guarda-roupa

Arrumar roupas pode ser um grande pesadelo, especialmente para quem tem muitas e não sabe o que fazer para organizá-las e armazená-las de forma que não amassem. Confira, a seguir, algumas maneiras de organizar seu guarda-roupa de maneira prática e que facilite seu dia a dia:

Ganchos na mesma direção

Para organizar os cabides em seu guarda-roupas, coloque todos os ganchos virados para o mesmo lado. Isso facilita a visualização das peças e também a hora de guardar e retirar as roupas. Seguindo o modelo adotado nas araras para roupas nas lojas, também seria interessante que todos os cabides fossem iguais.

Sapatos no lugar certo

Algumas pessoas acreditam que a armazenagem de sapatos dentro do guarda-roupa não é uma medida higiênica, preferindo optar por armários separados. Mesmo assim, se você optar pelo uso do guarda-roupa para essa finalidade, evite amontoá-los. Coloque-os de forma organizada na parte inferior depois de ter limpado as solas.

Reduza

De tempos em tempos, é preciso fazer uma limpeza no guarda-roupa, separando as peças que você não utiliza mais. Uma dica é doá-las para quem precisa. De quebra, você ainda abre espaço para roupas novas, mas não exagere nas compras. Armários superlotados só amassam as peças.

Dicas para organizar o guarda-roupa

Outra dica valiosa é separar as roupas conforme a estação do ano em que você as utiliza. Se está no verão, por exemplo, deixe as peças mais leves em acesso mais fácil, enquanto isso, você pode deixar aqueles casacos pesados no fundo, já que você não irá utilizá-los por enquanto.

Comprimento

É necessário respeitar o comprimento das peças antes de guarda-las. Peças mais compridas exigem locais mais espaçosos, caso contrário, ficarão amassadas. Evite que as peças fiquem encostadas na base. Separe as peças longas de um lado e as mais curtas de outro. Isso também facilita a visualização, especialmente quando estiver com pressa.

Não misture as peças

Não é nenhuma novidade, mas procure separar camisetas, blusas, calças, bermudas e vestidos em níveis diferentes. Além de ser uma medida de organização, analisar os diferentes compartimentos facilita a composição do look. Outra dica é organizar as peças por cor, partindo dos tons mais claros para os mais escuros. Isso também te ajudará a escolher a peça mais rapidamente, conforme a cor que você deseje vestir no dia.

Crianças

As roupas infantis devem estar acessíveis aos pequenos. Muitos deles acabam causando acidentes tentando abrir ou pegar peças em guarda-roupas para adultos. Ensine-os a escolher suas próprias roupas e a vestirem-se sozinhos. É preciso orientá-los a não fazer bagunça.