Dicas para Organizar Livros e DVDs

Organizar Livros e DVDs

Organizar Livros e DVDs

Existe uma máxima que diz que livro, CD e filme a gente nunca empresta; caso contrário são mínimas as chances de ter esses bens de volta. Mas se a gente não pode dar cabo das nossas coisas, é melhor ter como guardá-las devidamente dentro de casa. Organizar livros e DVD´s nas estantes pode até parecer fácil a um primeiro olhar, mas é bem trabalhoso. Contudo, o resultado final pode ficar melhor do que você imaginava.

A primeira dica para organizar seus livros e DVD´s é ter um bom móvel para colocar todo esse material. Como ele deve ser aberto, para que o conteúdo do que está guardado fique disponível sem que seja preciso tirar várias coisas do lugar, o melhor é procurar por estantes para sala que tenham o tamanho exato que você precisa. Em alguns casos compensa mais pedir o móvel por encomenda, para que ele fique na medida tanto para a sala quanto para o objetivo, que é organizar o ambiente. As estantes são ótimas opções principalmente para guardar livros, pois dão ares de biblioteca sem parecer algo piegas ou antiquado. Dá para montar sua própria estante de livros de maneira original e moderna através do estilo do móvel, que não custa tão caro quanto um armário e compensa pelo custo-benefício.

Já os DVD´s podem ficar ou não logo à vista, depende unicamente da vontade do dono. Para organizar os filmes, o melhor é deixá-los estrategicamente localizados perto da televisão e do aparelho de DVD, para evitar o desgaste de procura e deslocamento do material. Por isso, ao invés de uma estante, talvez seja ideal guardar seus filmes em um rack para TV, que além de ter espaço inferior para esse tipo de organização também dá um toque sutil de elegância à sala, deixando a televisão em uma altura perfeita para ser assistida.

Se a sua coleção for muito grande, organizar por catálogos pode ser uma atividade muito legal que, apesar do trabalho e da dedicação, garantem uma organização perfeita e muita rapidez na hora de localizar algum dos artigos. A catalogação consiste em numerar os livros e DVD´s que você tem, de acordo com áreas (romance, ficção, drama, biografias…) e dispô-los nas prateleiras justamente de acordo com essa numeração. Por outro lado, você constrói um caderninho com os títulos das obras em ordem alfabética com o número de cada uma correspondente na prateleira. Assim, você não vai precisar ficar horas olhando para a estante a procura de um volume de livro ou de um filme bacana para assistir. A tarefa de catalogar pode demorar algumas horas e até dias, dependendo do tamanho da sua coleção. Mas se a coleção for justamente grande é que o benefício do catálogo pode ser bem aproveitado.

Seja como for, atente-se para a qualidade dos móveis que vão fazer parte do seu ideal de organização de todo esse material. Já pensou se a estante ou o rack não aguentam o tranco? Tudo pode ir chão abaixo, ou além. Por isso, antes de fazer a compra do móvel, conte ao vendedor qual é a sua finalidade e peça móveis com material mais consistente para que o objetivo seja atingido. Se você quiser gastar pouco, é possível fazer prateleiras com materiais básicos (até mesmo prateleiras “invisíveis”, com suporte que não fica visível se o livro estiver nele), mas aí é outro trabalho dentro do ideal de organização. E vamos falar a verdade: não há no mundo alguém que tenha paciência para fazer tudo isso sozinho – e muito menos para manter. Uma ajuda, principalmente da tecnologia em madeira, é sempre bem vinda na hora de colocar a casa em ordem, principalmente quando o assunto são materiais tão queridos quanto filmes, discos de música e livros.