Dicas para Newsletters

Para que as empresas desenvolvam uma boa estratégia de marketing digital, não basta investir apenas no desenvolvimento de sites, embora esse seja geralmente o carro-chefe da estratégia. Na atualidade, é preciso ir além e buscar impactar o público de várias formas e em diferentes pontos do funil de marketing. O marketing de conteúdo tem sido uma opção bastante vantajosa, pois aposta em informações relevantes e mais atraentes ao consumidor do que uma simples divulgação de produtos, serviços e preços.

As newsletters são uma boa estratégia de marketing de conteúdo. Ao contrário dos e-mails promocionais, os e-mails de newsletter apresentam abrangência maior de conteúdos, com recorrência de disparos. Veja algumas dicas:

Conteúdo relevante

O objetivo de newsletters é sempre aproximar e melhorar o relacionamento com o cliente. Por isso, é essencial ter listas de destinatários que de fato tenham algum interesse em seu ramo de atuação. Procure conhecer bem os gostos, preferências e hábitos desse público, pois esses dados possibilitam que você elabore estratégias mais assertivas e conteúdos mais adequados. Em geral, procure responder as principais dúvidas dos consumidores e divulgue dicas, tutoriais, notícias e artigos relacionados. Um conteúdo bem elaborado pode fazer das newsletters estratégias atraentes a longo prazo.

Dicas para Newsletters

Organização

As newsletters costumam ter uma estrutura bem definida, que permite sua produção sem grandes dificuldades. É possível incluir imagens ilustrativas, desde que não deixem o conteúdo muito pesado. Procure organizar os textos em categorias bem definidas, com chamadas atraentes. Para textos maiores, a dica é deixar links de acesso ao conteúdo mais extenso no site. Os cliques permitirão que você monitore quais foram os assuntos mais acessados, além de deixar o conteúdo mais enxuto.

Assuntos das mensagens

Assim como a escolha de destinatários, os assuntos das mensagens dos e-mails também devem ser relevantes e atraentes para estimular o usuário a clicar no conteúdo. Seja sucinto, criativo e relevante numa frase só. Outra dica importante é garantir que o nome da empresa apareça no campo do remetente, como meio de assegurar confiança a quem abrir o e-mail.

Layout simples

É preciso ter em mente que o layout de newsletters não pode ser tão complexo quanto os dos sites. Problemas de exibição, como quebras, por exemplo, podem ocorrer se o template não for simplificado. Embora seja necessário investir num design atraente, a dica principal é ser simples e manter o conteúdo arquitetado de maneira organizada e de fácil visualização para não confundir o usuário.

Monitoramento

Não é novidade que uma das grandes vantagens do marketing digital é o fácil acompanhamento de métricas de campanhas. No caso de newsletters, não é diferente. Os relatórios oferecidos pelos serviços de e-mail marketing possibilitam que você monitore a taxa de abertura e cliques, permitindo identificar quais assuntos são mais relevantes, quais dias e horários foram mais bem-sucedidos na implementação da estratégia e o tamanho da relevância de sua empresa. Todos esses dados ajudam a avaliar a campanha e a decidir quais serão os próximos passos.