Dicas para embalar louças na hora da mudança

É natural que haja ansiedade e empolgação na hora de mudar para uma casa nova, o que representa uma nova fase da vida. Entretanto, convenhamos que o processo de mudança residencial em si não é dos mais fáceis. São muitas coisas a fazer: separar e embalar materiais, cuidar da parte burocrática, contratar empresas, entre outros.

Uma das partes que mais costuma dar trabalho a quem está de mudança é a hora de embalar as louças. As pessoas tendem a ficar confusas e com medo de quebrar os itens, já que copos, pratos e taças são bem frágeis. A preocupação dobra de tamanho em se tratando de materiais caros ou se forem presentes especiais.

Como embalar louças?

Dicas para embalar louças na hora da mudança

Para a embalagem de pratos, a dica é embrulhar cada um deles em camadas grossas de papel ou jornal para absorver qualquer impacto. Em seguida, empilhe cinco ou seis pratos e embrulhe esse bloco em mais papel. Para o transporte, utilize caixas de papelão, que são resistentes e práticas. Coloque os pratos de lado dentro das caixas, e não os empilhe uns sobre os outros, pois essa posição pode quebra-los mais facilmente. Preencha todos os espaços vazios da caixa com mais papel e jornal, acima e abaixo dos pratos, de modo que não se movimentem.

Para os copos, o processo é bastante parecido: embrulhe-os em papel e depois faça pequenas pilhas de três ou quatro. Posteriormente, envolva as pilhas de copos em mais papel e coloque-as deitadas nas caixas de papelão. Não tenha medo de gastar papel, preencha todo espaço vazio que houver na caixa. É melhor gastar papel do que ter que comprar uma louça nova, não é mesmo?

Para xícaras e bules, tome muito cuidado ao revestir as alças, que são facilmente quebráveis.

Quais materiais utilizar?

Embora o jornal seja uma opção prática e sem muitos custos, existem outros tipos de papel que podem ser utilizados para empacotar esses itens mais frágeis, como o papel kraft ou o papelão ondulado. Algumas pessoas preferem evitar o jornal porque ele pode sujar as peças. Além disso, o plástico-bolha também é bastante utilizado, já que as bolhas de ar absorvem muito bem o impacto. Se desejar, utilize fita adesiva para evitar que as embalagens se desfaçam. Utilize-a também para fechar as caixas de papelão.

Existem alguns suportes de isopor que também podem proteger as louças, imobilizando-as e evitando que se choquem. Placas de espuma, isopor em pedaços, ou mesmo roupas e cobertores também podem auxiliar nessa função de amortecimento.

Nunca embale dois ou mais itens juntos. Certifique-se de que há algum material separando-os, pois o atrito pode arranhar ou até mesmo quebrar os objetos.

Identificação

Em meio a tantas caixas, identifique os itens de cada uma delas para facilitar a hora de descarregar os objetos e guarda-los em seus respectivos lugares. Lembre-se de escrever “frágil” ou “este lado para cima” para qualquer item fácil de quebrar, inclusive para as louças.