Dicas para Economizar na Conta de Luz Durante o Verão

Economizar Energia Elétrica - Dicas

Economizar na conta de luz

O verão chegou com tudo e o calor promove uma verdadeira corrida às lojas de eletrodomésticos. Essa é a época em que mais se vende ventiladores, aparelhos de ar-condicionado e geladeiras, pois apesar de muita gente curtir a estação mais quente do ano, ninguém quer ter que suportar a desagradável sensação de que pode “derreter” a qualquer momento. Mas o Inmetro chama a atenção dos consumidores para uma observação importante: na hora de escolher qual eletrodoméstico levar para casa, é preciso levar em conta a classificação desses equipamentos de acordo com as informações fornecidas nos selos do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PEB).

O PEB é a maneira pela qual o Inmetro disponibiliza para o consumidor dados sobre o desempenho do eletrodoméstico, levando em conta certos parâmetros como, por exemplo, a eficiência energética. Quando ela é o principal fator avaliado, a etiqueta fixada ao produto é aquela com barras coloridas, chamada de Etiqueta Nacional de Conservação de Energia. Os aparelhos são classificados em uma escala que vai de A a G, em que A corresponde à máxima eficiência, ou seja, menor consumo de energia elétrica e, consequentemente, menor custa para o bolso do consumidor e menor impacto ambiental. Já os produtos com classificação de C a G são menos eficientes e requerem mais energia para funcionar.

A dica do Inmetro é que os consumidores optem sempre pelos aparelhos com maior eficiência energética, pois sem dúvida tal escolha se refletirá em economia quando a conta de luz chegar. Outra dica muito valiosa é o aproveitamento do horário de verão. Já que nessa época a luminosidade natural acaba durando mais tempo e até invade o início da noite, nada mais sábio do que aproveitar isso para fazer um pouco mais de economia. Basta manter janelas e cortinas abertas e aproveitar o máximo possível a luz do sol, adiando o acendimento das luzes de casa.