Dicas para Bem Utilizar o Rádio HT

Rádio HT

Rádio HT

O rádio HT (hand-talk = radio de mão) é muito utilizado principalmente nos serviços de segurança, tanto privada quanto pública. O radio HT funciona como um grande aliado para uma comunicação rápida e eficaz, em locais como condomínios, empresas, centro de eventos, entre tantos outros locais.

Para bem utilizar o rádio HT, o usuário deve conhecer o “código fonético internacional” e o “código Q Internacional”, que são códigos usados internacionalmente para substituir letras e expressões, facilitando a comunicação via rádio.

Além disso, outras dicas são interessantes para os usuários do rádio HT como: transmitir apenas o necessário ao assunto falando clara e pausadamente, estar atento e atender prontamente as chamadas e não interromper comunicação de outro operador.

Essas dicas não só facilitam a comunicação como na verdade a viabilizam já que, por exemplo, normalmente os usuários no caso de serviços de segurança se encontram em locais barulhentos, de muito movimento, onde uma comunicação curta é a única eficaz.

Por isso um rápido e curto treinamento deve ser dado aos usuários de rádio HT. Ninguém é obrigado a conhecer os códigos se nunca o utilizou anteriormente. Cabe a empresa que contrata o serviço do segurança dar-lhe o treinamento necessário para bem realizar o seu serviço em todos os aspectos e também no uso dos equipamentos como o rádio HT.

Com o treinamento e o uso correto do rádio HT os usuários falam dos benefícios que a radiocomunicação traz. No caso da segurança particular de condomínios e empresas esse tipo de comunicação evita furtos e roubos, agiliza a resolução dos mesmos caso ocorram, entre tantos outros benefícios.

Portanto, saber operar e bem utilizar o rádio HT é a garantia de que a radiocomunicação acontecerá de maneira correta e eficaz, servindo a todos os usuários da melhor forma.