Dicas de utilização de arandelas na decoração doméstica

A decoração da sua casa precisa ser pensada com muito carinho, e a iluminação é um ponto que merece toda a sua atenção. Dentre as diversas opções de luminárias, a arandela se destaca pelo seu charme e sofisticação.

Este tipo de luminária dá um toque especial em qualquer ambiente. Porém, não é indicada como um ponto de iluminação principal. A arandela é um acessório na decoração e iluminação de um ambiente.

No mercado, você encontra diversos tipos e modelos disponíveis para poder combinar com todos os aspectos do ambiente onde deseja colocá-las. Saiba mais sobre este objeto e a melhor forma de usá-lo na sua casa.

Dicas de utilização de arandelas na decoração doméstica

O que são arandelas?

Para quem não sabe, arandela é o nome dado a luminárias que são fixadas diretamente na parede. Seu principal objetivo é emitir luz indireta ao seu redor, de forma agradável e discreta.

São peças muito antigas de iluminação, tanto que, ao assistir a um filme ou novela de época, você pode notá-las em diversas cenas enfeitando os ambientes de séculos passados.

As arandelas surgiram quando a iluminação ainda era realizada a gás e eram muito utilizadas. Com o surgimento da energia elétrica, elas praticamente entraram em desuso.

Porém, ressurgiram totalmente repaginadas no final do século passado. Sendo encontradas em diversos estilos e modelos em lojas especializadas em decoração, você pode escolher modelos diversos, que vão do clássico ao moderno.

Como colocar as arandelas em um ambiente?

Uma boa aplicação é essencial para que não fiquem imperfeições que prejudiquem a beleza oferecida pelas arandelas ao ambiente em que são colocadas.

Para sua fixação na parede, o uso de uma furadeira é fundamental. Devem ser usados parafusos e buchas de qualidade, que garantam que a arandela fique bem firme no lugar escolhido.

Outro aspecto que deve ser observado é a presença de tubulações ou pontos de eletricidade antes de fixar a arandela. Dessa forma, evitam-se problemas futuros com esta luminária. Verifique a planta da sua casa previamente.

Onde usar as arandelas?

Arandelas são um ponto acessório da decoração. Elas nunca devem ser usadas como a principal fonte de luz de um ambiente.  Vão muito bem em corredores, fachadas, varanda e banheiros. Confira algumas indicações.

Salas de TV ou quartos

Este tipo de luminária traz mais romantismo como luz de fundo para assistir a filmes ou criar um clima mais intimista e aconchegante. Outra forma interessante é usar sua luz para dar destaque a elementos da decoração.

Em relação aos quartos, uma dica bacana é inovar e usar as arandelas na cabeceira da cama e aposentar o uso de abajures. Fica um verdadeiro charme esta composição. Você pode também centralizá-las em cima do criado-mudo.

Na sala de TV, o único cuidado a ser observado é se a arandela combina com a decoração do local e com as luzes principais, responsáveis pela iluminação real do ambiente. Saiba equilibrar o seu uso.

Corredores

A arandela traz um efeito bonito neste ambiente, além de não prejudicar a iluminação de outros cômodos. Coloque-as dispostas espaçadamente para criar um efeito melhor, ou deixe-as bem próximas, com uma luz de intensidade bem baixa.

Ambientes externos

Nestes locais, as arandelas são um verdadeiro espetáculo. Uma boa arandela de cristal pode ficar incrível. Use a sua imaginação e criatividade para compor ambientes maravilhosos. Para a ambientação externa, as arandelas estão liberadas em diversos locais, seja nos muros, ao redor das piscinas, no meio dos jardins e quintais, ou até mesmo adornando a fachada da casa. Sabendo usá-las de forma equilibrada você conseguirá efeitos muito bonitos e atraentes.

Conheça os principais tipos de arandela

Agora que você já conhece e sabe como usar uma arandela corretamente, saiba quais são os tipos de arandelas ideias, encontradas no mercado para o ambiente que deseja decorar.

Arandelas para áreas externas

O foco deste tipo de arandela é a resistência. A área externa de uma casa está sujeita às condições climáticas, como chuvas, ventos e sol.

Arandelas para áreas internas

A regra é combinar com a decoração do ambiente. Use a sua criatividade! Este tipo de arandela é o mais fácil de se encontrar no mercado.

Arandelas de iluminação direta

São as que refletem em uma superfície, que por sua vez fica responsável por reproduzir a iluminação. São recomendadas para ambientes pequenos que não necessitem de uma fonte muito intensa de luz.

Arandelas de iluminação indireta

Direcionam a luz para uma superfície antes dela se espalhar no ambiente. Geralmente, a luz é refletida na parede. Perfeitas para trazer a sensação de aconchego ao ambiente.

Arandelas com única luz e com luz dupla

Dois modelos de iluminação indireta, sendo que o primeiro tem uma única saída de luz e o segundo possui duas. São ótimas para criar efeitos nas paredes.

Arandelas em caixa de vidro

Um modelo rústico, muito parecido com luminárias antigas. Sua iluminação é direta e são perfeitas para dar mais charme a ambientes externos.

Agora que você já conhece o mundo da decoração com arandelas, escolha os seus modelos favoritos e deixe a sua casa muito mais bonita com este acessório bonito e elegante.