Dicas de Paisagismo – Eucalipto no Seu Jardim

O eucalipto é uma planta bastante conhecida por ser útil de diversas maneiras. Não por acaso, as florestas de eucalipto se multiplicam pelo país, fornecendo matéria-prima para a indústria (óleos essenciais e fibras), o beneficiamento do couro (tanino extraído da casca) e a construção civil (eucalipto tratado). Mas não é só depois de derrubada que a planta é útil. Vivo, o eucalipto é uma excelente opção de planta ornamental.

A utilização de eucalipto em projetos de paisagismo deve-se às características da planta que a tornam ideal para este fim. Uma dessas características é a resistência dela, que, mesmo sendo originária da Austrália e sendo própria de climas amenos e quentes, é capaz de resistir ao frio. Prova disso é que há eucaliptos mesmo nas regiões mais frias da Europa e dos EUA. 

Outra característica que faz do eucalipto uma excelente opção de planta ornamental é o seu rápido crescimento. Quem escolhe o eucalipto para seu jardim não precisa esperar muito para desfrutar da sombra que ele proporciona. As folhas não são perdidas no inverno, pelo contrário, permanecem o ano inteiro. As flores são uma atração à parte. Elas perfumam o ambiente, especialmente quando são agitadas pelo vento, e seu cheiro atrai polinizadores que embelezam ainda mais o jardim.

 O eucalipto oferece ainda a possibilidade de escolha da espécie que se deseja plantar, de acordo com as preferências do dono do jardim. Aqui no Brasil, são quatro as espécies comumente usadas em paisagismo: 

Corymbia (Eucalyptus) ficifolia – Essa espécie é também chamada de eucalipto vermelho ou eucalipto de jardim. A planta vem do norte da Austrália e é de pequeno porte, não passando de 10 metros de altura. Produz muitas flores grandes. Sua limitação é a baixa resistência a climas frios.

Eucalyptus cinerea –  Sua grande beleza está nas folhas, que têm formato arredondado e de aspecto azul prateado. Por essa razão, na Austrália é chamada de “Blue Gum”e nos Estados Unidos recebe o nome de “Silver Dollar”.

Corymbia (Eucalyptus) ptychocarpa – Vinda das regiões norte e oeste da Austrália, essa espécie não suporta baixas temperaturas, se desenvolvendo melhor em temperaturas entre 10 e 40ºC. As muitas flores que produz são todas vermelhas.

Corymbia (Eucalyptus) citriodora – Embora seja uma espécie empregada em paisagismo, sua maior aplicação é na indústria, que utiliza seus óleos essenciais na produção de sabões, detergentes, produtos de limpeza e até perfumes.

Agora que você já sabe como pode utilizar o eucalipto em seu jardim, tem mais segurança para escolher a espécie que melhor combina com você e o seu projeto. Lembre-se que seu jardim pode contar também com outras peças feitas a partir dessa material, como uma charmosa cerca de eucalipto, por exemplo. Use a imaginação para fazer o jardim dos seus sonhos.