Dicas de organização para a casa nova

Casa nova comprada, transporte de todos os itens realizado, objetos descarregados e agora você está em seu novo lar, cercado por caixas e mais caixas, sem saber por onde começar a organizar tudo. Se você se mudou para um imóvel maior, terá que lidar com novos espaços. Se a mudança foi para um ambiente menor, terá que otimizar cada espaço, lembrando que os móveis para os quais ainda não há um destino certo podem ficar armazenados nos guarda móveis. Agora é hora de manter a paciência e colocar cada coisa em seu lugar. Veja algumas dicas para organizar os cômodos de forma prática:

Separação

O primeiro passo é levar as caixas de objetos para os cômodos respectivos. Isso evita a bagunça e abre mais espaço. Por isso, é essencial que as caixas sejam identificadas com o local onde devem ser colocados seus respectivos conteúdos. Verifique os tamanhos dos móveis e se há tomadas bem posicionadas para os eletrodomésticos.

Prioridades

Procure estabelecer uma ordem estratégica de cômodos a serem organizados, pensando no tempo que será necessário para organizar todos os objetos. Nessa hora, conte com a ajuda de familiares e amigos para desencaixotar e posicionar todos os itens. O ideal é já separar peças de roupas e objetos de higiene pessoal para serem utilizados nesses primeiros dias de organização. Se isso foi feito, priorize a cozinha, desempacotando alimentos e alguns utensílios, de modo que possam ser preparadas as refeições ou lanches rápidos. Posteriormente, passe para os quartos e salas. Áreas de serviço, ambientes externos e objetos decorativos devem ser os últimos itens a serem organizados.

Dicas de organização para a casa nova

Desempacotando os móveis e objetos

Ao desempacotar os objetos da mudança, procure começar pelos itens maiores. Posicionar esses móveis no lugar certo o quanto antes facilita a organização do espaço para desempacotar os itens menores. Reaproveite tudo aquilo que for possível, como caixas, papéis e plástico-bolha utilizados na mudança.

Alguns acessórios podem auxiliar no processo de organização da casa nova, como cabides, sacos organizadores, gavetas aéreas e prateleiras móveis. Procure encarar a mudança residencial como uma oportunidade para que você adquira novos hábitos de organização, criando uma rotina mais prática.

Ao avaliar as dimensões do novo imóvel, reflita sobre os objetos que você possui. Eles são realmente úteis? Talvez seja uma ótima oportunidade para abrir mão de itens em desuso que só estão ocupando espaço. Você pode adquirir novos produtos e doar ou vender aqueles que não são mais de seu interesse. Encare essa nova fase como uma momento de renovação, promovendo o desapego e evitando o acúmulo.