Dicas de iluminação para quartos

Muitas pessoas estão procurando por maneiras de conseguirem reformar seus quartos, ou até mesmo criar um design inovador para o ambiente, utilizando-se de recursos modernos que fazem alusão aos clássicos e tradicionais: o principal deles é o abajur de cristal.

Uma das peças mais versáteis na hora de decorar e fazer o esquema de iluminação dos ambientes mais reservados, o abajur cristal pode ser a peça coringa para transformar um ambiente num lugar muito mais elegante, adicionar aconchego e conforto ao espaço onde passamos a maior parte do tempo – o quarto.

Dicas de iluminação para quartos

Nesse artigo, você irá conferir algumas dicas para aprender a utilizar, da melhor forma possível, todas as vantagens que o abajur de cristal oferece para a decoração e a iluminação dos ambientes, assim como uma série de dicas para a instalação dos mesmos.

Confira algumas dicas de iluminação – Abajur de Cristal

O abajur de cristal é uma das melhores opções para conseguir transformar completamente os ambientes – ele adiciona uma característica clássica, porém, que pode tornar os quartos mais modernos, adicionando requinte com o cristal, que é um material esteticamente muito apreciado.

O cristal pode ser eficiente tanto na decoração quanto na iluminação de ambientes por conta de suas principais características: a elegância e o custo-benefício.

Na parte da estética, o cristal é reluzente, conhecido em todos os países pela sua beleza, e pode amplificar a iluminação, trazendo efeitos de expansão da luz que ficam ótimos nos quartos. Por isso, ele é amplamente utilizado para fazer com que os efeitos das lâmpadas, tanto as fluorescentes de LED quanto as incandescentes, possam proporcionar a amplitude e o conforto necessários desde os ambientes pequenos até os maiores.

A relação de custo-benefício também é extremamente importante: quando a manutenção é realizada corretamente e a limpeza é feita com frequência e cuidado, é possível fazer um abajur de cristal durar a vida toda iluminando o quarto.

Opte por escolher cortinas que componham a iluminação

Uma das dicas para unir os abajures de cristal à iluminação natural do quarto é fazer o uso de cortinas que possam adicionar as características clássicas que são indicadas para que o local possa transmitir as sensações pretendidas pelo design.

As estampas florais e cores neutras em ambientes menores fazem com que os quartos possam contar com uma decoração que permite a ampliação do espaço. Além disso, elas utilizam a iluminação para destacarem e enfatizarem suas características de tecido e cores.

Em ambientes maiores, pode-se optar por utilizar cortinas escuras no quarto – essa técnica, além de proporcionar uma sensação de aconchego maior para os locais mais amplos, pode fazer com que a iluminação advinda dos abajures de cristal seja potencializada nos horários noturnos.

Utilize lâmpadas de alta potência para otimizar os abajures

Ao buscar por abajures de cristal para decorar o quarto, é preciso pensar também nas lâmpadas que serão escolhidas para a utilização nos mesmos: por isso, a dica é optar por lâmpadas de alto rendimento, que beneficiam a iluminação.

As lâmpadas atuais, fluorescentes e de LED, proporcionam uma ótima iluminação, e pode-se escolher entre as potências disponíveis nas mesmas de acordo com o tamanho do quarto no qual serão aplicados os abajures. O tamanho desses objetos também é importante, pois pode permitir lâmpadas maiores ou menores.

Uma das dicas que pode ajudar na hora de fazer a ambientação da iluminação envolve a utilização de lâmpadas de LED coloridas – elas podem adicionar efeitos incríveis quando são reluzidas pelos abajures de cristal. Portanto, podem ser usadas em quartos de adolescentes e crianças para criar um ambiente lúdico e despojado, tornando-o também mais divertido.

O abajur de cristal pode ser inserido suspenso nas paredes

As características clássicas do abajur de cristal também se refletem nos métodos de inserção nos quartos: quando pensamos nos filmes de época, é inevitável que nossa memória seja remetida àquela iluminação fixa nas paredes, que pode ser utilizada também para ressaltar quadros e fotografias ao redor.

É uma ótima escolha para quem está montando um quarto com móveis planejados, por exemplo: dada a sua característica fixa na parede, é possível fazer com que a iluminação esteja sempre nos melhores locais e possa ser adequada para beneficiar a estrutura dos móveis.

É importante também notar que, ao fixá-los na parede, os abajures de cristal contam com uma segurança maior, visto que é mais difícil de caírem ou se quebrarem, como quando são colocados sobre móveis ou estantes.

A manutenção correta é extremamente importante

Para manter a iluminação de seu quarto sempre com o máximo de sua potência, será preciso realizar a limpeza frequente dos abajures de cristal, dado que o material pode acumular sujeira e poeira, dependendo da localização do imóvel – especialmente em cidades grandes onde a poluição é maior.

Limpe-o com produtos próprios para o cristal, em uma média de duas vezes por semana. Assim, eles permanecerão brilhantes e trazendo sempre a beleza para o quarto.