Dicas de Beleza: Combatendo o Envelhecimento da Pele

Por Jossi Borges

Todos os cuidados com nossa pele, seja ela oleosa, seca ou mista, são poucos para evitar ou retardar o envelhecimento precoce.

Hoje em dia, inúmeras são as técnicas e produtos que podem auxiliar a mulher – e o homem – a manter sua juventude. Aqui vão algumas dicas, simples e eficientes, que vão ajudar você nessa luta contra os indesejáveis sinais do tempo.

Desde cedo eu aprendi – lendo muitas revistas e livros sobre o assunto – a tomar determinados cuidados. Não é preciso ser uma “consultora de beleza” ou trabalhar em um instituto de estética para conhecê-los. Porem, muitas de nós simplesmente os omitimos ou esquecemos no corre-corre da vida moderna. E invariavelmente, é preciso revê-los e dedicar a eles mais tempo, para não acabarmos negligenciando uma parte importante da vida feminina, o cuidado pessoal com a beleza. Mesmo porque, muitas idas aos salões de beleza às vezes não irão substituir certas coisinhas que só você, mesmo, poderá fazer.

– Aos 25 anos nossa pele é muito jovem ainda. Mas não se iluda com a aparente resistência dela às agressões, como o sol, o vento, a água, fumo, etc. É agora que você deve começar a se prevenir.

– Aos 35 anos começam a surgir os primeiros sinais do descuido, em nossa pele. Se não houve boa hidratação, proteção contra radiações, se a alimentação for ruim, etc., agora irão surgir as primeiras rugas.

Cosméticos – Não existem cremes que possam realizar milagres (apesar de muitas propagandas dizerem o contrário). Porém, algumas coisas podem ser observadas nos melhores cremes faciais: Ele deve ser adequado ao seu tipo de pele. Deve conter em sua composição substâncias que estimulem os poros a se abrirem, para que os nutrientes possam penetrar nas camadas mais profundas da pele. Deve ser rico em substâncias nutritivas com ‘baixo peso molecular’ ou seja, que penetrem facilmente. Para isso, algumas coisas podem ser observadas.

  • Se o produto, após a aplicação, deixar uma camada gordurosa sobre a pele, as chances de ter penetrado são poucas.
  • Se ele “sumir” rapidamente: Ou ele contém elementos voláteis (que evaporam rápido demais) ou realmente, é um bom produto.
  • Aguarde por pelo menos, umas dez aplicações. Depois disso, avalie os resultados em sua pele. Se notar mais viço e maciez, menos marcas, etc., há boas chances de o produto realmente ser eficiente.

Ingredientes mais usados nos cosméticos de rejuvenescimento

Elastina – Uma proteína que constitui as fibras elásticas. O uso da elastina estimula a formação de novas células

Colágeno – Proteína que constitui o tecido conjuntivo, responsável pela firmeza de nossa pele. Essas fibras estão sempre envelhecendo (principalmente sob ação dos raios solares) e é por isso que a pele perde a elasticidade, tornando-se flácida e enrugada. O uso do colágeno, tanto in natura como hidrolisado, nos cosméticos, auxilia e estimula a formação de novas fibras colagênicas, retardando e amenizando o envelhecimento. Alguns tratamentos estéticos usam injeções de colágeno, que preenchem as rugas.

Vitaminas – Têm ação regeneradora sobre as células. As principais são a vitamina A, D e E, sendo essa última chamada de “vitamina do rejuvenescimento”, por ser antioxidante.

Óleos – Alguns óleos podem ser muito eficazes, por serem emolientes e formarem uma barreira externa, contra a perda da umidade natural. O uso direto do óleo sobre a pele não vai eliminar o ressecamento  (já que muito pouco é absorvido). Porém pode auxiliar na retirada de células mortas, e podem ser usados óleos perfumados no banho, e esfregados no corpo com uma esponja macia. Após o banho, use um bom hidratante, que seja adequado ao seu tipo de pele. O óleo de rosa mosqueta já foi testado por dermatologistas e cosmiatras, e comprovada sua eficácia no tratamento contra manchas e cicatrizes.

Encontre o produto ideal – Não é exatamente pelo preço que você deve se guiar, ao procurar um bom creme anti-rugas. Mas desconfie, claro, se o produto for muito barato.

Confira o prazo de validade e verifique sempre no verso da embalagem a sigla MS, que indica ao menos que o produto não é clandestino. Observe se ele tem fator de proteção solar – isso é imprescindível nos dias de hoje, em que a incidência de raios UV está em níveis perigosíssimos para nossa saúde.

Veja outros artigos sobre Dicas de Beleza.

Fontes:

Mandel, Lucia. Sua Pele sem Segredos, 1ª edição, 2010, Marco Zero Editora.

ANVISA – cosméticos:

http://www.anvisa.gov.br/cosmeticos/registro.htm

Agência Nacional de Vigilância Sanitária

http://www.anvisa.gov.br/divulga/reportagens/141207.htm

[Para copiar este artigo  cite os créditos como no modelo: Jossi Borges.  “Dicas de Beleza: Combatendo o envelhecimento da pele”.  Artigo publicado em 30 de novembro de 2010 – no site http://murall.com.br ]