Desenvolvimento de Site e Sua Manutenção

Desenvolvimento de site e manutenção

Desenvolvimento de site e manutenção

O desenvolvimento de um site não deve ter como foco vender um produto, mas sim encontrar uma solução. O propósito de desenvolver um site não é simplesmente o de fazer uma divulgação, porque há inúmeras maneiras de se fazer isso, mas o que essa divulgação deve levar em consideração são quais os objetos a que se quer chegar.

Comunicação eficaz e criatividade são pontos importantes que devem ser considerado no desenvolvimento de sites, mas mais do que design e criatividade, ao desenvolver um site, é de crucial importância atentar-se à funcionalidade que ele deve ter, pois o principal objetivo de se ter um site é facilitar os processos do seu negócio. Manter o site atualizado, divulgar informações verídicas, tornar as informações fáceis de ser encontrado, dar visibilidade ao site e gerenciá-lo são pontos tão importantes quanto o puro desenvolvimento do site. É preciso mais do que desenvolvê-lo é preciso gerenciá-lo, pois se o cliente ou o possível cliente tiver alguma dificuldade relacionada aos mecanismos do site a empresa pode perder várias compras ou solicitações de serviços.

Ter um site pode ser muito bom, contando que ele seja funcional e cumpra com os objetivos dele, se não for gerenciado e atualizado e levado a sério, o efeito pode ser totalmente oposto ao esperado: além de não conseguir atingir o aumento do lucro esperado com o desenvolvimento do site, a marca será prejudicada e vários clientes em potencial se sentirão insatisfeitos e falarão mal do produto e/ou serviço oferecido.

Por isso, antes de sair por ai fazendo um site só porque a concorrência tem ou só porque seria algo inovador, pense na manutenção dele, no conceito que se quer passar e no por que criar um site. O porquê de ter um site é importante, traçar objetivos e estratégias que levem a funcionalidade do site, mais do que uma simples ferramenta de divulgação.