Desenhos Animados – De Que Forma Eles São Feitos?

Desenhos Animados

Desenhos Animados

O processo de animação trata-se da vinculação de uma sucessão de ilustrações ligeiramente diferentes para reproduzir a movimentação. Caso uma sucessão de vinte e quatro desenhos mais ou menos com ligeiras alterações rodar por segundo, irá proporcionar uma animação dos desenhos. Assim são criados os desenhos animados, que costumam ser uma combinação dos trabalhos artísticos de animadores e cartunistas.

Desenhos animados são mesclados em produções cinematográficas com o uso de tecnologias de efeitos especiais. Os personagens de quadrinhos costumam ser criados pelo cartunista com a colocação de expressões faciais e tudo e animados por profissionais usando algumas ferramentas específicas, dando dinâmica aos personagens. Frequentemente os desenhos animados tendem a ser gravuras engraçadas com um tema por trás. Estes desenhos animados devem contentar o espectador e conquistar sua imaginação. Criar desenhos animados tende a ser uma tarefa difícil e bastante desafiadora. É preciso enorme estudo das expressões corporais como por exemplo tristeza, felicidade e exaustão visando manter a qualidade da execução do desenho animado. Além do mais, reproduzir o movimento dos personagens com perfeição é mais difícil do que aparenta.

Além disso, é viável inserir voz sobre a animação, isso vai depender da temática. Atualmente, o avanço da tecnologia auxilia muito cartunistas e animadores a criar diversas variedades de animações em sites, jogos, aplicações comerciais ou em vinhetas de telenovelas. E se você curte esta última, então também deve acompanhar o resumo das novelas brasileiras, estou mentindo?

Os desenhos animados têm a possibilidade de serem produzidos usando tecnologia 2D ou 3D, sendo esta última bastante difundida na última década. Como efeito, dezenas de filmes de grande êxito estão tendo novas versões em três dimensões, como a Bela e a Fera, Rei Leão e Titanic.