Descubra o que são os Mapas Mentais

O que são os Mapas Mentais

O que são os Mapas Mentais

Conhece mapas mentais?

Possivelmente, você deve ter ouvido alguém comentar a respeito da importância dele para estudar, guardar dados ou até mesmo organizar informações, porém não tenha noção de como funciona esse tipo de desenho.

Devido a isso, neste artigo detalharei o que realmente é um Mapa Mental e também porque você poderia utilizá-lo.

Um Mapa Mental é um esquema que funciona como uma representaçao em forma gráfica de ideias relacionadas a um tema principal.

Ele funciona assim:

Você define qual é o tema do seu mapa mental. Esse tema principal do seu mapa mental deve ficar no centro dele

Agora, chegou a hora de você determinar quais são os tópicos relacionados a esse tema. Esses tópicos irão aparecer como as primeiras ramificações ao redor do meio do mapa mental.

Agora que inseriu os tópicos, é o momento de você inserir os subtópicos, que são as ramificações de cada um dos tópicos escolhidos anteriormente.

E a partir dai você irá adicionar novos ramos de acordo com o seu assunto.

Para tornar mais facil o entendimento do que é um mapa mental, siga a analogia dele com uma árvore, com: o tronco (tema principal), os galhos (tópicos), os ramos (subtópicos) e folhas (ideias que tem relação com os subtópicos)

História

Os Mapas Mentais já existem a séculos atrás.

Foram encontradas em blocos de anotações de Leonardo Da Vinci, diagramas de ideias não-lineares semelhantes a mapas mentais.

O pintor Pablo Picasso também foi um grande usuário desta forma de organização não-linear de ideias.

Porém foi na década de 50 que os Mapas Mentais se popularizaram. Tony Buzan sistematizou o diagrama e criou uma série de livros que explicam como utilizá-los.

Por que utilizar Mapas Mentais?

Agora que você sabe o que é um Mapa Mental, é interessante explicar os porquês de utilizá-los.

Semelhante ao cérebro

A estrutura utilizada em mapas mentais é semelhante à do nosso cérebro no momento que lida com ideias e informações.

No momentos em que estamos aprendendo algo, esse novo conhecimento dificilmente é tão novo para nós. Na verdade, nós criamos ligações sobre o tema que aprendemos com algo que já temos conhecimento

Esta forma de relacionar informações e também de criar conexões torna o mapa mental análogo com a forma como o nosso cérebro trabalha nessas ocasiões

É de fácil memorização

Como a estrutura de um mapa mental é baseada na ligação de informações, ele se torna adequado para facilitar a nossa memorização.

Isso ocorre porque temos a maior capacidade de recordar de coisas a partir de associações.

Por esse motivo que os mapas mentais são bastante utilizados em Concursos Públicos, porque, através deles, que as pessoas tem o poder de recordar e associar tudo que estudou.

Organiza dados

É provável que alguma pessoa mais antiga possa ter te falado uma frase como essa: “a melhor forma de organizar as ideias que temos na mente é colocando-as no papel”

E com o mapa mental você consegue organizar facilmente as informações, uma vez que ele se baseia em uma hierarquia com pouca rigidez na qual é mais fácil inserir e alterar informações.

Tente colocar as suas ideias em um mapa mental e observe depois como ele ficou realmente bem organizado.

É conciso

Eles conseguem sumarizar e colocar as informações em uma ordem lógica utilizando poucas palavras, o que torna mais fácil e ágil de analisá-los.

Espero que você tenha aprendido o que são mapas mentais.

Caso você quiser acessar mais posts como este, convido você a acessar o meu website chamado Desenvolvimento Pessoal, onde você verá mais artigos sobre Mapais Mentais e mais outros temas como: Organização, Administração do Tempo e Marketing Pessoal.