Cursos Online e o Aprendizado Baseado em Jogos

Aprendizado Baseado em Jogos

Aprendizado Baseado em Jogos

Ficar se deslocando para ficar dentro de uma sala de aula por muitas horas ouvindo colegas conversando, professores tentando explicar o conteúdo em meio a bagunça e voltar cansado para casa cheio de deveres é coisa do passado. Com a possibilidade de fazer cursos online, o método de aprendizado se torna cada vez mais atrativo.

Nesta forma de aprendizado o aluno estuda onde e quando quiser, porém o nível de exigência é bem maior quando comparado a um curso presencial. O uso de novas tecnologias se tornam essenciais e captam a atenção e o interesse dos alunos. Aliado a este método, mas também presente em cursos presencias, está o aprendizado baseado em jogos, ou Game-based Learning.

Como funciona o Game-based learning

O método não apresenta nenhuma complexidade. É apenas a constatação de que jogos criam a vontade de vencer e, quando educativos, estimulam o aprendizado. Existem algumas diferentes maneiras de aplicar estes jogos:

  • Aluno contra aluno: o aluno deve por si só ganhar pontos e vencer seus colegas;
  • Time contra time: os alunos se reúnem em times para competir;
  • Aplicativos online e offline: os alunos utilizam aplicativos que registram pontuações através da participação, geração de conteúdo, respostas corretas, etc.
  • Videogame: são indicados jogos de videogames com temas específicos para tornar o aprendizado mais interessante e envolvente.

Todo curso online utiliza o Game-based Learning?

O Game-based learning é um modelo que pode ser aplicado a qualquer tipo de curso, bem como pode não ser aplicado. Um curso online pode ou não integrar este modelo à sua estrutura. Tudo depende do conteúdo a ser abordado.