Cursos e Formação Tecnológica no Brasil

Cursos e formação tecnológica

Cursos e formação tecnológica

No Brasil há inúmeros cursos em diversos níveis. Ao longo do tempo muitos cursos surgiram e muitas modalidades para atender uma demanda cada vez maior de pessoas que buscam qualificação para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Seguem abaixo algumas modalidades de cursos:

Cursos e formação tecnológica

  • Cursos livres. São cursos que não precisam nenhuma regulamentação ou seguir nenhum modelo definido por orgãos competentes. Curso de informática, idiomas, mecânica, entre outros.
  • Cursos técnicos. São autorizados pelo MEC e obedecem a uma carga horária mínima e um currículo pré-definido.
  • Cursos superiores de tecnologia. São os chamados cursos de curta duração, em média 2 anos, porém conferem o título de graduação.
  • Cursos superiores – Bacharelado e Licenciatura. São os cursos tradicionais de bacharelado e licenciatura. Este último é destinado a formação de professores.

Os cursos acimas podem ser feitos na modalidade presencial que é o modelo mais tradicional, como pode ser um curso a distância. Este último ainda é novidade para muitos, mas uma alternativa bartante viável para milhares de brasileiros que já estudaram ou estão estudando pelo modelo de educação a distância.