Curso Presencial e Curso Online: Quais as Diferenças?

Diferença entre cursos online e presenciais

Diferença entre cursos online e presenciais

Com tantas opções de estudo atualmente, muitos alunos e futuros alunos ficam em dúvida sobre qual modalidade escolher. Existem diversos mitos que rodeiam o ensino a distância que deixam a ilusão de que a qualidade do curso é inferior a do presencial, que o aluno não se desenvolve, que o mercado de trabalho não vê com bons olhos quem faz este tipo de curso e etc.

A verdade é que os cursos online existem há séculos! Sim, este modelo possui literatura especializada que data dos séculos XVIII e XIX na América e Europa. Aqui no Brasil a modalidade chegou no início do século XX. Os cursos eram oferecidos, inicialmente, pelo Jornal do Brasil e eram feitos através de correspondência.

Principal diferença: cursos online não possuem salas de aula

Excluindo-se os mitos, a principal diferença entre as duas modalidades é o que o próprio nome sugere: a falta de um espaço físico adequado à atividade pedagógica onde há a interação entre alunos e professores. Isso significa que, neste caso, o aluno deve providenciar seu próprio espaço e se disciplinar para estudar. A interação acontece através de fóruns, também online. Portanto é imprescindível que o aluno esteja apto a utilizar com eficiência o ambiente totalmente online.

As provas e trabalhos variam de curso para curso. Existem os cursos que oferecem um polo onde os alunos vão para realizar tais atividades e existem os que são 100% online. Porém ambos exigem que o aluno demonstre muita disciplina e responsabilidade para conseguir avançar e se desenvolver.

Quando e qual escolher?

A escolha depende unicamente da necessidade do aluno. A formação é a mesma, então os dois fatores decisivos são:

  • Tempo: o curso online é o mais adequado para quem trabalha e não tem tempo para se deslocar até a instituição de ensino;
  • Dinheiro: os cursos presenciais costumam ter valor de investimento mais alto, uma vez que oferecem todo o local adequado para o aprendizado;

Sendo assim, basta ver qual melhor se adéqua ao seu estilo, preparar seu material e começar a estudar!