Curiosidades sobre o aço

Fica difícil imaginar o mundo como o conhecemos sem que existisse o aço. Presente em nossas vidas em diversas formas, o aço pode ser aplicado na construção civil, máquinas, ferramentas, utensílios domésticos, entre outros. Esse material consiste numa liga metálica formada por ferro e carbono e tem como principais características a durabilidade e a resistência, superiores às do ferro isolado. Conheça a seguir algumas curiosidades sobre esse material.

Curiosidades sobre o aço

Inventor

O engenheiro inglês Henry Bessemer é considerado o inventor do processo moderno de fundição do ferro, dando início à produção de um aço com boa qualidade e em larga escala. Os egípcios, entretanto, já dominavam determinadas etapas da produção de uma espécie de aço primitivo, por volta de 900 a.C. Sua produção, na época, era voltada para a fabricação de facas e espadas para generais e soldados.

Multiuso

O aço é a liga metálica proveniente do ferro, que é o elemento químico mais utilizado na indústria. É muito utilizado em construções, uma vez que se harmoniza com outros materiais e economiza energia por seu alto isolamento térmico. Além do ferro e do carbono, a liga pode conter traços de outros elementos. Quanto maior o percentual de carbono na composição, maior a durabilidade da liga.

Modelagem

Além da composição, as formas em que o aço pode ser produzido interferem em sua aplicabilidade. Para atividades que exigem maior resistência, como em maquinários industriais, são utilizados tubos quadrados ou retangulares. Os tubos de aço redondos, em contrapartida, tendem a ser utilizados em atividades industriais mais leves, como a produção de móveis e de brinquedos. O aço também pode ser encontrado em outras formas: fio, barra, grade, tela, chapa fina, chapa grossa, chapa expandida, chapa perfurada, dentre outras possibilidades.

Nomenclatura

Muitas pessoas confundem Siderurgia e Metalurgia, ou mesmo acreditam que as duas sejam sinônimos de uma coisa única. Enganam-se: a metalurgia é definida como a atividade de extração, purificação e manipulação industrial de metais. A siderurgia, por sua vez, é o ramo da metalurgia que se dedica especificamente à fabricação e tratamento de aço e ferros fundidos.

Benefícios

Por conta de suas excelentes propriedades e diferentes aplicabilidades, o aço foi elemento fundamental na Revolução Industrial. Além disso, sua vida útil é considerada longa e boa parte de sua produção pode ser reciclada, sendo considerado uma matéria-prima sustentável. Quando sua superfície é oxidada, isto é, enferrujada, o aço retorna a seu estado inicial de óxido de ferro, sem degradar o meio ambiente.