Curiosidade: Megafone de Mão – Grande Voz

Megafone

Megafone

O megafone do grego megas “grande” e fone “voz” na maioria das vezes estão presentes em manifestações, eventos, anúncios, evacuações, expedições turísticas, etc. São também utilizados por policiais e bombeiros que necessitam comunicar-se com alguém a distância, ou seja, o megafone é ideal para orientadores ou treinadores de equipes em ambientes abertos onde você precisa ser ouvido de uma distância distante ou acima de outros ruídos. A distância média dos modelos de megafone atual é de 600 metros.

O megafone de mão é um aparelho com formato de cone e sua principal função é amplificar sons, ou seja, é um sistema completo com microfone e alto-falante, e o melhor é portátil.

Alguns megafones possuem controle de volume, gravação de áudio, e além de sua função principal de ampliar sons, alguns modelos possuem também sirene e música. Os modelos atuais são elétricos, leves e de fácil operação, atinge grandes distâncias, alguns funcionam a pilha e outros a bateria recarregável.

Existem modelos que possuem entrada para microfone, para que não seja necessário ficar com o Megafone levantado enquanto a pessoa fala, por exemplo: você pode posicionar o megafone em cima do carro, e você fica dentro do veículo com o microfone.

Os megafones se tornaram famosos nos filmes policiais americanos onde a policia negocia com os sequestradores. Alguns carros policiais já contam com megafones na viatura. No Brasil os megafones de mão são famosos nos protestos e manifestações que a população realiza para reivindicar algo. A distorção harmônica dos aparelhos está cada vez menor.