Cura Definitiva da Acne

Isotretinoína: Cura definitiva da acne?

Isotretinoína: Cura definitiva da acne?

Isotretinoína é um poderoso medicamento oral eficaz no tratamento da acne, usado para pacientes resistentes aos métodos mais conservadores, tais como: cremes, loções, ácidos, etc. A acne é causada pela inflamação da pele. Dermatologistas prescrevem o remédio para o tratamento da acne moderada à severa. O tratamento não é apenas estético. A acne na adolescência ou até mesmo na fase adulta pode trazer sequelas difíceis de apagar. Muitos jovens com acne se sentem deprimidos, com baixa auto estima, ou ansiosos. O rendimento na escola ou no trabalho pode cair.

O tratamento não é tão simples quanto parece, dura em média 6 meses, tomando duas cápsulas de 20 mg ao dia.

Para poder iniciar o tratamento, é necessário ir ao dermatologista para avaliar cuidadosamente cada paciente. É preciso realizar exames de sangue antes do tratamento. O médico irá avaliar se o paciente está apto ou não para tomar o medicamento. Após o inicio do tratamento deve-se visitar o dermatologista regularmente. Os efeitos colaterais mais comuns são: ressecamento das mucosas (em especial os lábios e o nariz), dor de cabeça (normalmente no início do tratamento), queda e/ou ressecamento dos cabelos, sangramento nasal e em casos mais graves depressão. É importante ressaltar que mulheres grávidas não devem tomar a isotretinoína oral pois pode causar defeitos no feto. A pele fica mais sensível, deve-se usar bloqueador solar. O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza o medicamento gratuito quando o paciente é avaliado pelo médico especializado (particular ou público).

A acne pode voltar em cerca de 25% dos pacientes. Após o segundo tratamento a acne é definitivamente curada. A doação de sangue é proibida durante o tratamento ou após 1 mês do término do mesmo. A ingestão de bebida alcoólica é extremamente proibida.