Cultura – Produto em Liquidação

Cada um quer vender seu peixe!

Opa! Vamos por partes:

Há muito tempo o sistema econômico que impera em grande parte do mundo é o Capitalismo. O Capitalismo nasceu junto com a burguesia que de uma forma embrionária já constituía os tópicos capitalistas: lucro, acúmulo de riquezas, controle dos sistemas de produção e expansão dos negócios. Estamos vivendo a 3ª fase desse sistema, nessa fase as molas mestras são os sistemas bancários, grandes corporações e principalmente o mercado globalizado, ou resumindo tudo isso, globalização.

Hoje as empresas conseguem produzir seus produtos em várias partes do mundo, buscando a diminuição dos custos. Com isso há uma padronização, industrialização e massificação cultural. Ao mesmo tempo nota-se um deslocamento de valores gerados pela mídia.

Mas o que tem a ver a produção das empresas e a cultura?

Estamos intimamente ligados ao que produzimos. Cada novo produto lançado seja do setor que for, provoca mudanças de comportamento e valores. Exemplos são os celulares, serviços on-line, produtos culturais como cinema e música. Tudo isso influencia nossos costumes.

E a mídia?

Segundo Douglas Kellner, crítico cultural. “o papel da imagem, da moda, da música popular na construção da identidade é muitas vezes moldado por visões fictícias de uma sociedade cada vez mais dominada pela mídia e informação”, ou seja, é muita informação circulando, para o bem e para o mal. A mídia estimula o consumo e os produtos da moda caem tão logo que são adquiridos. Isso já se transformou em um círculo vicioso.

Então fica esse cenário de feirão, todo mundo vendendo seu peixe. Está tudo em liquidação. As empresas produzem freneticamente, a mídia grita incessantemente e nós?

Nós!…

O que devemos fazer é pesquisar, analisar e valorizar a essência das coisas. Não vamos engolindo tudo. Tem muita coisa medíocre sendo produzida culturalmente, mas não vamos olhar para isso, vamos ver as coisas boas, abrindo as portas para a vanguarda e o contemporâneo mas sem banalização.

Bruno Santos